A polémica foi lançada este sábado pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, ao denunciar na sua conta de Facebook que “a presidente da Segurança Social de Faro, ilustre esposa de um secretário de Estado […] Pegou nela, dizem, na família e nuns amigos socialistas e toca de fazer de fura filas e chicos espertos a tomar a vacina”.
A bastonária Ana Rita Cavaco referia-se assim a Margarida Flores, diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, e mulher do secretário de Estado da Descentralização e Administração Local [ex-presidente da Câmara Municipal de Tavira], Jorge Botelho, acrescentando em tom jocoso: “Se assim for, a quantidade de trastes por metro quadrado no País, que é pequenino, está insuportável! Oh criaturas horrorosas, fina flor do entulho! Que gente é esta meu Deus.”
No seguimento da acusação e em nota enviada às redações, o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, “desmente e repudia a informação falsa veiculada pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, através das redes sociais, sobre um alegado favorecimento seu e da sua família na administração da vacina contra a Covid-19”.
O texto do Ministério da Modernização do Estado refere que a “informação é totalmente falsa e a sua divulgação tem como propósito colocar em causa a honestidade do secretário de Estado e da sua mulher, a quem não foi administrada qualquer dose da vacina”.
Também o Instituto da Segurança Social desmentiu a informação veiculada pela bastonária referindo que “esta informação é totalmente falsa e a sua divulgação tem como propósito colocar em causa a honestidade da dirigente, a quem não foi administrada qualquer dose da vacina em causa”.
Esta tarde, a concelhia de Tavira do Partido Socialista publicou igualmente um comunicado na sua página de Facebook repudiando “veementemente as afirmações, completamente gratuitas e sem fundamento, que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros proferiu sobre a putativa vacinação da Diretora da Segurança Social de Faro, Margarida Flores, e do Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, situação desmentida de imediato pelos próprios”.
A nota assinada por João Pedro Rodrigues, presidente do PS Tavira, exige “um pedido de desculpas público aos visados pela falta de respeito e seriedade”.
Entretanto, a bastonária acrescentou à mensagem inicial que Jorge Botelho lhe ligou e “ficou aborrecido com o que as pessoas dizem”.
“Ligou-me agora o SE Jorge Botelho, agora fixei o nome, referindo que não foi vacinado, nem ele, nem a esposa, mas que tem critérios para ser. Ficou aborrecido com o que as pessoas dizem. Achei que devia pôr aqui a sua posição, mas confesso que fiquei confusa, não foi, mas tem critério. Lembrei-me de outra coisa também, o critério neste país para se ter um alto cargo público, família”, lê-se no conteúdo agora acrescentado.
Já são várias as polémicas em torno da administração de vacinas para a Covid-19, com a recente e última “estória” sobre a vacinação de onze funcionários de uma pastelaria próxima da sede do INEM do Norte, e que levou ao despedimento do responsável desta instituição.
Leia também
Algarve passa a ter sete concelhos em Risco Extremamente Elevado
► Secretário de Estado Jorge Botelho apresenta queixa contra bastonária dos enfermeiros
► Presidente de Portimão vacinada como “condição necessária” para voluntariado em hospital
► PSP instaura processo disciplinar a agente que fez festa de aniversário
► Estado de emergência até ao verão admite Marcelo ao Expresso
► Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro em casa com Covid
► Festa ilegal em Vilamoura junta mais de 20 pessoas em vivenda
► CITEVE alerta que máscaras FFP2 têm “um conjunto de problemas”