“Crescer a Salvar” é o título do projecto que está a ser desenvolvido pelo Laboratório de Investigação e Formação em Emergência (LIFE) da UAlg, em colaboração com os alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve.
O projecto pretende introduzir no Algarve, formação obrigatória em Suporte Básico de Vida (SBV) para todos os estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico, ao abrigo da Resolução da Assembleia da República nº 33/2013.
A Paragem Cardiorrespiratória (PCR) súbita é uma das principais causas de morte na Europa e só uma resposta integrada e coordenada permitirá uma maior probabilidade de sobrevivência destas vítimas.
O “Crescer a Salvar” surge precisamente da necessidade de aumentar o número de pessoas capacitadas para identificar uma vítima em PCR, activar o 112 e iniciar manobras de SBV, procedimentos essenciais para que o resultado final seja “mais vidas salvas”.
O período escolar representa uma oportunidade única para introduzir conceitos fundamentais que contribuam para a formação de todos os cidadãos, como é o SBV. O projecto tem como objectivo aumentar a consciencialização e o interesse dos jovens para esta temática, potenciando-os ainda como multiplicadores de conhecimento fora do ambiente escolar.
Este projecto, dinamizado em três etapas, envolve inicialmente a formação certificada de professores do ensino básico pelo LIFE, acreditado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que posteriormente transmitirão os conteúdos teóricos aos alunos.
Num terceiro momento, em contexto de Mass Training, os alunos terão a possibilidade de treinar as competências práticas sob a orientação dos formadores do LIFE.
A aplicação do projecto à escala regional, através de um plano estruturado de acompanhamento e monitorização dos alunos, permitirá a médio/longo prazo um incremento da percentagem populacional com conhecimento em SBV, aumentando dessa forma a probabilidade de sobrevivência das vítimas de PCR súbita, no Algarve.
Para a comprovação do conceito irá proceder-se à operacionalização da fase piloto. Seleccionou-se o 7º ano do Agrupamento de Escolas João de Deus – Escola Básica de Santo António -, num total de 156 alunos, divididos por sete turmas, incluindo 17 alunos de ensino especial.
Mass Training, 22 de Abril
No âmbito deste projecto, vai realizar-se, no próximo dia 22, às 11 horas, no Agrupamento de Escolas João de Deus, o evento de Mass Training, que contará com a participação de alunos, professores e instrutores envolvidos, onde os alunos irão pôr em prática o conhecimento adquirido.
A iniciativa contará com a colaboração de várias instituições de âmbito nacional e regional, públicas e privadas, e servirá também para a apresentação oficial do projecto, com a assinatura dos Protocolos de Colaboração entre as Instituições.