A Unidade de Saúde Familiar dos Descobrimentos foi ontem inaugurada pelo secretário de Estado de Saúde, Manuel Delgado. A partir de agora, os lacobrigenses vão ter mais uma resposta na área da saúde, com um projecto que cobre dez mil habitantes sem médico de família, com seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos.
Na inauguração estiveram presentes deputados do PS eleitos pelo Algarve, com o executivo municipal de Lagos, o presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, João Manoel da Silva Moura dos Reis, os responsáveis pelo Centro de Saúde de Lagos, da USF dos Descobrimentos e do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve.
Na ocasião tanto o presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, como a presidente da Câmara de Lagos, Maria Joaquina Matos, se congratularam com a abertura de mais uma Unidade de Saúde Familiar no Algarve, a primeira em Lagos. Para a autarca “este é mais um dia importante na vida do município, porque estamos a melhor servir a população, disponibilizando mais condições de saúde aos lacobrigenses, que durante anos se têm debatido com diversas dificuldades nesta área”. Maria Joaquina Matos aproveitou a ocasião para solicitar ao secretário de Estado “toda a atenção e apoio do Estado Português ao Hospital de Lagos” defendendo que “embora exista um bom hospital privado em Lagos, é fundamental podermos reforçar a componente pública”.
Também o secretário de Estado da Saúde considerou a abertura desta nova Unidade “mais um passo importante no sentido de melhor poder servir a população”, desejando que “esta semente se possa replicar sempre que possível”.
Recorde-se que as Unidades de Saúde Familiar (USF) são pequenas Unidades Operativas dos Centros de Saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objectivos de acessibilidade, adequação, efectividade, eficiência e qualidade, e que garantem aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços.