A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro vai distribuir 200 cabazes de Natal às famílias mais carenciadas da freguesia, até ao próximo dia 23 de dezembro.
Este ano, o número de cabazes foi reforçado para responder ao facto de mais famílias se debaterem com dificuldades financeiras devido à situação pandémica que atravessamos.
O presidente da União das Freguesias, Joaquim João Paulo, diz que esta ação “é um complemento do trabalho que desenvolvemos ao longo de todo o ano e não apenas na quadra natalícia, uma vez que a ação social é uma das nossas áreas estratégicas e tem uma forte e importante dinâmica semanal e mensal”.
A autarquia conta com uma estrutura totalmente dedicada a esta vertente, o “Espaço DER – Dar e Receber”, através do qual ajuda centenas de famílias com a distribuição de refeições quentes. “Isso é possível graças a doações de alimentos por parte de diversos parceiros locais, nacionais e comunitários, como, entre outros, o Programa Zero Desperdício e do Fundo Europeu de Apoio aos mais Carenciados (FEAC)”, acrescenta.
Para além de proceder, “com muita discrição e rigor, à distribuição de produtos alimentares, esta autarquia também ajuda as famílias com maiores dificuldades a pagarem bens essenciais, como a água, luz, gás e medicação”, adianta Joaquim João Paulo.