A cultura, a religião e o tipo de Deus que as pessoas adoram podem contribuir para a construção de tempos religiosos bem diferentes, que não apenas diferem nos nomes que lhe são dados, mas também nas formas que apresentam e na estética. Podemos encontrar exemplares fascinantes dispersos pelo globo. O mundo religioso deixou-nos um património histórico peculiar e vasto. Até existem diversos e edifícios religiosos inusitados, templos curiosos que revelam uma arte sacra alternativa. Em diversos países, há construções religiosas bizarras que fomentam o turismo religioso de adeptos de curiosidades arquitetónicas insólitas. Reunimos um conjunto de templos que merecem um olhar mais pormenorizado. São as igrejas mais estranhas do mundo e uma é portuguesa.
1. Igreja transparente, Borgloon, Bélgica
Este templo é verdadeiramente fascinante, porque consegue apresentar-se como uma capela tradicional. No entanto, este projeto de arte contemporânea consegue enganar-nos, porque engana o olhar e muda consoante a perspetiva.
A igreja transparente é seguramente uma das igrejas mais estranhas do mundo. Numa Ilusão ótica criada por engenho do arquiteto, o templo fica verdadeiramente transparente consoante a posição da pessoa e da luz solar. Este templo é feito de aço e vidro.
2. Catedral de Papelão, Christchurch, Nova Zelândia
O nome já diz muito sobre a singularidade desta construção religiosa. Este templo foi erguido devido ao engenho de arquitetos japoneses. O arquiteto Shigeru Ban realizou este projeto para substituir temporariamente um templo arrasado por um terramoto, em 2011. Ele é pioneiro na chamada ”arquitetura de emergência”, erguendo edifícios em zonas de desastres.
Entre os materiais usados na sua construção, está o papelão (reciclado). Esta igreja tem este nome, mas apresenta grande qualidade. A Catedral de Papelão é resistente a alterações climáticas e terá uma longevidade superior a 50 anos.
Na estrutura do edifício, estão vitrais coloridos que foram reaproveitados de outras igrejas. Por isso, esta é uma das igrejas mais estranhas do mundo.
3. Capela de Saint-Michel d’Aiguilhe, Le Puy-en-Velay, França
Este templo tinha de estar entre as igrejas mais estranhas do mundo. A capela foi construída em 969. Esta atração turística religiosa foi erguida sobre um tampão vulcânico de 85 m de altura e 57 m de diâmetro. O acesso à capela é realizado por 268 degraus escavados na rocha.
Como o nome indica, esta construção religiosa é dedicada ao Arcanjo Miguel, uma homenagem realizada ao padroeiro dos topos das montanhas e de outros lugares altos. Segundo a lenda, a mãe de Joana d’Arc terá passado por aqui. A mulher chamada Isabelle Romée teria ido rezar neste espaço singular.
4. Catedral de São Basílio, Moscovo, Rússia
Este templo apresenta uma beleza singular. A Catedral de São Basílio é seguramente uma das construções religiosas mais espetaculares. Ela encontra-se presente na Praça Vermelha de Moscovo.
A sua construção teve lugar na Rússia, entre 1555 e 1561. Ela foi erguida por desejo de Ivan lV, o Terrível. O desenho apresentado pela Catedral de São Basílio simboliza uma fogueira com as chamas em direção ao céu.
5. Igreja de Neve, Mitterfirmiansreut, Alemanha
Esta igreja de neve foi construída em 1911, devido a um grupo de moradores de Mitterfirmiansreut ter atuado em protesto contra as autoridades locais que não investiam num templo oficial. Após o projeto ter sido destacado pela imprensa internacional, os fiéis conseguiram obter os fundos para a construção de uma igreja de pedra.
No entanto, como forma de celebrar o centenário da igreja de gelo, os aldeões resolveram fazer uma reconstrução em 2011. Alfons Doeringer foi o arquiteto que assinou o projeto deste templo que apresentava espaço para acomodar 190 pessoas. A construção religiosa apresentava as seguintes medidas: 26 m de comprimento e 11 m de largura.
Um dos seus destaques ia para a torre de 17 m de altura. O edifício apelidado de “Iglu de Deus” acabou por derreter com o tempo. Apesar da sua efemeridade, o templo tinha de estar na lista das igrejas mais estranhas do mundo.
6. Catedral de Brasília, Brasília, Brasil
O popular arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto. Este templo apresenta uma estética estranha. A sua estrutura é composta por 17 pilares que fazem lembrar um OVNI.
No interior da Catedral de Brasília, podemos encontrar painéis de vitrais azuis e verdes amplos. No espaço, podemos ainda encontrar esculturas de anjos penduradas no teto e um espelho d’água que circunda o edifício.
Desta forma, esta construção religiosa também prima pela beleza e não apenas pela estranheza. Por isso, a catedral brasileira tinha de estar na lista das igrejas mais estranhas do mundo.
7. Capela do Cão, Vermont, EUA
A decisão de erguer esta capela surgiu após o construtor ter vivido uma experiência de quase morte. Esta construção atrai a atenção pelo insólito de ser destinada a fiéis caninos.
Pessoas que gostam de mimar os seus animais de estimação podem levar os seus cães a esta igreja presente em Vermont. Deste modo, ter na lista das igrejas mais estranhas do mundo uma capela dedicada aos cães faz todo o sentido.
Chapel Dog é uma construção que extrapola todas as regras dos edifícios religiosos. O “templo” apresenta portas para humanos e para cães. No interior da capela, podemos encontrar cães de madeira esculpidos. Estes elementos estão alinhados com os bancos e vitrais com temas alusivos a este animal que muitos gostam de ter como animal de estimação.
8. Igreja do Penhasco, Katskhi, Geórgia
Este templo insólito será porventura o que se encontra mais próximo do céu. Esta construção religiosa destaca-se por ter sido erguida numa formação rochosa. Portanto, a igreja está construída a 39 metros de altura. Este templo tão singular merece um lugar na lista das igrejas mais estranhas do mundo.
Há mais de duas décadas, um monge tem feito desta igreja a sua casa. Para aceder ao interior do templo, é necessário usar uma escada velha. Curiosamente, este elemento indispensável foi batizada de ‘escada para o céu’.
9. Catedral de Maringá, Brasil
Esta é outra construção brasileira a figurar nas igrejas mais estranhas do mundo. A catedral de Maringá atrai os olhares devido ao seu formato invulgar. Parece um cone, mas não é. Também parece um chapéu antigo usado por mulheres da nobreza, chamado de hennin, mas também não é.
O aspeto deste templo assegura-lhe um lugar na lista das igrejas mais estranhas do mundo. O aspeto da catedral é singular. A estética apresentada deve-se ao facto de ter sido inspirada no satélite soviético sputnick.
10. Santuário da Nossa Senhora da Lapa, Vieira do Minho, Portugal
Este templo português também tem sido reconhecido nas redes sociais como a igreja mais estranha de Portugal. Portanto, na lista das igrejas mais estranhas do mundo, está um representante de Portugal.
Esta construção religiosa presente em Soutelo, Vieira do Minho, apresenta grande beleza. O único templo português apresentado nesta lista prima pela originalidade e simplicidade.
A Capela Nossa Senhora da Lapa foi construída em 1694.
Este templo foi erguido devido à vontade e fé de João Gonçalves e Margarida da Silva, sua esposa. Na construção deste edifício, foram aproveitados os afloramentos graníticos do local. Ele encontra-se presente numa cavidade sob rochas. No espaço, está abrigada uma pequena imagem de Nossa Senhora.
Leia também: O calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12€