Já imaginou aliar a arte à gastronomia? Na Casa das Virtudes isso já é possível.
Inaugurada em setembro do ano passado, tem feito as delícias de quem a visita, com espetáculos de circo, misturados com o convívio que se vive nas mesas e agora na esplanada exterior. A juntar a tudo isto, o espaço inaugurou a cozinha, com um serviço de tapas único, que é a cereja no topo do bolo de um espaço recheado de virtudes.
O POSTAL esteve presente na inauguração da cozinha, que contou com a presença dos proprietários Gerald Oliveira e Ricardo Morujo. Os jovens, de 31 e 26 anos, respetivamente, mudaram a sua vida em 15 dias, abandonaram Lisboa e rumaram a terras algarvias, a convite de Brigitte Virtudes. O desafio foi aceite e os artistas circenses, em conjunto também com Jéssica Barreto, foram transformando o espaço, até nascer a Casa das Virtudes. A abertura da cozinha foi mais um complemento a todo o serviço prestado. O espaço da cozinha é amplo e permite que a cozinheira prepare vários pratos, de onde se destacam as tapas e as saladas.
A ementa é diversificada e abrange todos os gostos. Tapas do mar, da horta (vegetariano), saladas e diversas sobremesas, fazem parte do cardápio, que conta com uma apresentação muito atual. Dos pratos apresentados no dia da abertura da cozinha, as pipocas de couve-flor com topping cremoso de soja picante fizeram as delícias de quem as provou. Para além destes elementos, as sobremesas alegraram o apetite de quem lá esteve, principalmente a mousse de chocolate. Explicam os proprietários que “as tapas que aqui apresentamos são um conceito inovador. Utilizamos produtos frescos e da região algarvia, de modo a criar uma sensação de familiaridade na população local”.
Criado um novo conceito que ainda não existia em Faro
A meio da refeição, os convidados foram presenteados com uma atuação dos Chapéus em Casa. Ao mesmo tempo que serviam quem estava presente, os responsáveis da Casa das Virtudes saltavam para o palco e, em seguida, para as alturas. Pode dizer-se que as atuações foram a pitada de sal que complementou a refeição. Segundo Gerald Oliveira e Ricardo Morujo, “apesar das oscilações de público que existem durante os tempos que vigoram, os aplausos na apoteose do espetáculo estão sempre lá e, muitas vezes, por meio de ovações. O nosso objetivo é levar o público para o nosso lado imaginário, cómico, um pouco dramático nalgumas cenas, mas sempre leve e que auxilie este a passar uma boa noite. Nesse campo, acreditamos que está a ser cumprido!”
No final da noite, os proprietários do espaço de artes garantiram que a expectativa foi superada. “O feedback foi incrível, tanto pela qualidade gastronómica, como por esta união cultural. Recebemos vários elogios e agradecimentos pela criação de um novo conceito que ainda não existia em Faro e, desta forma, melhor seria impossível”.
Estômago cheio, olhos satisfeitos e música que deu vontade de dançar (mas só sentado e de máscara!). A Casa das Virtudes tem vindo a surpreender a região algarvia e faz parte das novidades de Faro, que comemorou o Dia da Cidade na segunda-feira, curiosamente, alguns dias antes da abertura da cozinha deste estabelecimento. A cidade algarvia é um local que agrada muito a Gerald Oliveira e Ricardo Morujo, devido à sua “calma e tranquilidade” e ainda à simpatia dos residentes.
Faro tem agora mais virtudes e mais um espaço que valoriza a arte e também a culinária. Se um dia estiver com fome e quiser ver um espetáculo de circo ao mesmo tempo, os dois sócios e Jéssica Barreto convidam-no a entrar na sua casa.
RELACIONADO:
Casa das Virtudes: O palco dos artistas que mistura convívio e talento em Faro