Aquele que é considerado o mês mais quente do ano já passou, mas o verão ainda não terminou e as elevadas temperaturas continuam a fazer-se sentir um pouco por todo o país. Quem só agora foi de férias está a deparar-se com o mesmo problema que muitos portugueses enfrentaram nos meses de maior calor. Falamos das altas temperaturas que se sentem ao entrar no carro depois de um dia inteiro estacionado no mesmo lugar.
Estacionar o veículo num lugar à sombra pode ser uma solução para evitar ter o carro a “escaldar” depois de um dia de praia. No entanto, mesmo à sombra, a temperatura no interior do veículo pode ser superior à do exterior. Para além disso, muitos são os que lutam pelos lugares de estacionamento à sombra, pelo que pode já não ter a sorte de encontrar um lugar disponível.
Sendo assim, resta experimentar outras opções que estarão sempre ao seu alcance. Tanto pode utilizar um protetor dobrável no para-brisas, como pode deixar as janelas do carro entreabertas. Ao seguir esta última hipótese está a contribuir para uma melhor circulação do ar no interior do veículo, o que originará um pequeno ganho na temperatura registada.
O que nem todos sabem é que um pano húmido a proteger o volante e a manete das mudanças pode também ser uma solução para este problema, tal como avança a Razão Automóvel. Apesar de nem sempre estar à mão dos condutores, o pano húmido ajuda a combater o choque térmico que se sente ao tocar no volante, assim que se entra no carro depois de um dia inteiro estacionado no mesmo lugar.
Refere a mesma fonte que pode ainda utilizar uma toalha sobre os assentos para os proteger.
Leia também: Saiba qual é o novo prazo de validade da carta de condução