“Um dia pela vida – UAlg” é o título do projecto que vai ser lançado, amanhã, dia 20 de Abril, no anfiteatro Teresa Júdice Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
Com início marcado para as 9.30 horas, a sessão de abertura conta com as participações de Ana de Freitas, vice-reitora da UAlg, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, João Moura Reis, presidente da Administração Regional da Saúde, Dulce Estevão, coordenadora do Grupo de Voluntariado UAlg V+, Filipa Mendes, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e ainda os “padrinhos do projecto”.
Às 10.30 horas, Filipa Martins (LPCC) fará a apresentação do projecto, seguindo-se uma palestra sobre “Os caminhos da investigação oncológica na UAlg”, por Pedro Castelo-Branco, docente no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e investigador no Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve.
Recorde-se que Pedro Castelo-Branco, juntamente com Ana Teresa Maia, foram os vencedores da primeira edição dos Prémios de Investigação Maratona da Saúde, lançados pela Associação Maratona da Saúde, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo sido premiados com 50 mil euros pelas suas investigações na área do cancro.
“Um Dia Pela Vida” tem como principais objectivos informar e educar a comunidade sobre a prevenção do cancro e angariar fundos para apoiar o doente oncológico, promover a investigação em oncologia, os programas de prevenção e os rastreios da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Este projecto desenvolve-se no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, “Relay For Life” e é organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Universidade do Algarve.