Os céus noturnos serão iluminados pela última superlua do ano esta sexta-feira. Conhecido nos países de língua inglesa como “Harvest Moon,” este fenómeno segue-se a outras duas superluas que marcaram o mês de agosto, tornando-o um evento a seguir para os entusiastas da observação astronómica, que também foram presenteados com a chuva de estrelas das Perseidas.
Para quem observou o céu esta quinta-feira à noite, é provável que tenha notado que a Lua parecia maior e mais brilhante do que o habitual. Isso ocorreu porque, segundo a NASA, a Lua atingiu o perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita em relação à Terra, no dia 27 de setembro. Nesta sexta-feira, quando a Lua atinge a fase Cheia, estará a uma distância de 361.552 quilómetros do nosso planeta.
Vale a pena mencionar que esta não será a superlua mais próxima da Terra. Durante a segunda superlua de agosto, o satélite natural da Terra esteve a uma distância de 357.343 quilómetros.
Se estiver interessado em observar este fenómeno, saiba que em Portugal o pico ocorrerá durante a manhã, por volta das 10:58, o que significa que a luz solar tornará a observação mais desafiante.
No entanto, poderá apreciar a superlua cheia no céu esta noite. O In-the-sky.org pode ajudá-lo a determinar o momento exato com base na sua localização. Por exemplo, se estiver em Lisboa, saiba que a Lua deverá começar a surgir no céu por volta das 19:08. Não se esqueça de que a observação de fenómenos astronómicos como esta superlua é idealmente feita em locais mais escuros e afastados da habitual poluição luminosa das cidades.
Leia aqui: Outubro arranca muito quente e seco, mas atenção às alterações na segunda quinzena