É pela mão do algarvio Hugo Conim que o documentário “A um passo da loucura – Punk em Portugal 78-88” pretende dar a conhecer a história dos primórdios do punk por terras lusas.
A antestreia está agendada para as 18.30 horas do próximo dia 6 e a Universidade do Algarve (UAlg) é quem recebe a honra de mostrar – através dos testemunhos de músicos e bandas, como, por exemplo, João Almendra (Peste & Sida), António Manuel Ribeiro (UHF) e Zé Pedro e Kalu (Xutos & Pontapés), mas também dos divulgadores e “punk’s-cidadãos anónimos – os primeiros passos deste segmento da cultura musical nacional.
O auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve prepara-se assim para dar destaque ao que é considerado um “ato guerrilheiro – cinematográfico feito por amor à camisola, sem fundos ou apoios”. Um drama multidimensional composto por um enredo complexo que envolve, para além da música, diversas temáticas como moda política, meios de comunicação social, ideologia, indústrias culturais e forças de segurança.
De entrada livre, a sessão contará com a presença do realizador e a sua projecção e é apoiada pelo Cine Clube de Faro e pela Algarve Film Comisison.