Inicia-se amanhã nas universidades do Algarve (UAlg) e de Caxias do Sul, no Brasil, a II Conferência Internacional de Turismo & História, para dar corpo ao esforço de análise das interacções entre a História e o Turismo assentes no uso turístico do património cultural material e imaterial dos países pertencentes ao espaço ibero-americano, dando particular destaque ao património cultural classificado pela UNESCO como “Património Mundial”.
Recorde-se que no Algarve a Dieta Mediterrânica, património imaterial da UNESCO, torna esta temática de especial interesse dado que a cidade de Tavira é o território referência da classificação internacional atribuída a Portugal pela UNESCO.
A decorrer em simultâneo de ambos os lados do Atlântico, a conferência de dois dias tem um formato inovador e desenvolve-se por terras algarvias na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UAlg. Esta dualidade visa um contacto mais estreito entre universidades, oradores e investigadores através da transmissão por meio de videoconferência das sessões plenárias.
A iniciativa conta com o apoio de um conjunto de Universidades parceiras pertencentes ao espaço Ibero-Americano, como a Universidade do Minho (Portugal) e a Universidade de Sevilha (Espanha) e com a colaboração do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da UAlg e do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Pólo Universidade do Minho.