A Universidade do Algarve celebra a Abertura do Ano Académico no próximo sábado com um concerto da Orquestra Clássica do Sul, que terá inicio às 18.30 horas, no Teatro das Figuras, em Faro.
A iniciativa é aberta a toda a comunidade académica, e respectivas famílias, e à população em geral e pretende dar as boas-vindas aos novos alunos, assegurando, assim, a sua plena integração não só na vida universitária, mas também na cidade e na região que os acolhe.
A orquestra interpretará diversas obras, desde aberturas operísticas, ao tradicional, passando pelas danças, compostas por autores como Sullivan, Melachrino, Jessel, Khatachurian, Alwyn, Jenkins, Satruss, White, entre outros, sob a direcção do maestro associado John Avery.
John Avery nasceu em Surrey (Inglaterra). Estudou música na Universidade de Londres e na Guildhall School of Music and Drama. Depois de terminar os seus estudos, foi imediatamente recebido pelos teatros do West End de Londres. Tocando trombone, integrou o elenco do musical “Canterbury Tales” durante dezoito meses. Com pouco mais de vinte anos, fundou a Companhia de Ópera de Guildford, da qual foi maestro e director musical por duas décadas. Dirigiu orquestras em França e na Alemanha. Em Bona, foi responsável pela inclusão de um ciclo de Música Inglesa no programa de Beethovenhalle. John mudou-se para Portugal em 2004 e foi convidado para Maestro Associado da Orquestra do Algarve – agora O.C.S.
O concerto é de entrada livre, mas está sujeito à lotação da sala e ao levantamento do bilhete no teatro.