A Região de Turismo do Algarve (RTA) mostrou ontem a jornalistas regionais, nacionais e espanhóis o concelho de Faro em mais uma das fam trips (viagens de familiarização) que a entidade responsável pela promoção do turismo regional tem realizado por todos os concelhos do Algarve.
Com o apoio da Câmara local o dia iniciou-se com uma visita ao Centro Interpretativo do Arco da Vila, onde marcaram presença Rogério Bacalhau, presidente da autarquia, e Desidério Silva, presidente da RTA.
Após a apresentação deste que é o espaço museológico mais recente da cidade de Faro, o périplo levou jornalistas e operadores a um percurso pela Cidade Velha com passagem pelo Museu Municipal e pelos claustros e torre sineira da Sé de Faro.
Ainda antes da hora de almoço, oportunidade para um a visita ao Palácio de Estoi, jóia arquitectónica do início do século XX, e pelo centro urbano da freguesia rural farense, seguida de uma curta visita ao recentemente requalificado Parque Ribeirinho do Ludo e ao Parque Ribeirinho de Faro, numa apresentação destes dois espaços de lazer e desporto situados no concelho de Faro.
Cataplana apresentada de forma interactiva
A hora do almoço foi aproveitada para apresentar aos convidados desta acção promocional do concelho de Faro um dos pratos tradicionais mais apreciados na região, a cataplana.
Numa acção focada na interacção dos convidados com a arte culinária algarvia, os chefes do restaurante Tertúlia Algarvia ensinaram jornalistas e operadores a preparar uma verdadeira cataplana de peixe num momento a que não escaparam a meter a mão na massa mesmo as entidades oficiais.
Desidério Silva, Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, e a vereadora da Câmara Farense Teresa Correia ajudaram a confeccionar uma das seis cataplanas criadas pelos convidados da fam trip que viriam a ser servidas durante o almoço, num momento animado de confraternização.
Já durante o período da tarde o roteiro preparado pela RTA levou os meios de comunicação social – entre os quais o POSTAL – e os representantes de operadores turísticos a uma deslocação pela Ria Formosa a bordo de um a embarcação da empresa de passeios marítimo-turísticos Animaris com destino à Ilha Deserta.
Nem o tempo chuvoso impediu uma viagem de rara beleza pelo sapal da ria até ao Estaminé, o restaurante da Ilha Deserta, onde foi dado a conhecer aos convidados um dos frutos marinhos mais apreciados da Ria Formosa, as ostras.
A dar as boas-vindas aos convivas um arco-íris ligava a Ilha Deserta à Ilha da Culatra e amenizava o tempo chuvoso que teimava em esconder a beleza única desta ilha barreira da ria.
Com estas acções a Região de Turismo do Algarve pretende tornar mais conhecidos os destinos turísticos regionais e a sua oferta aos turistas através da promoção que órgãos de comunicação nacionais e espanhóis fazem destes passeios e de alguns dos pontos de interesse cobertos durante as visitas.
Por outro lado, os operadores turísticos visitantes ficam assim a conhecer de forma mais efectiva o tipo de oferta do destino Algarve e a sua versatilidade além dos conhecidos nichos de sol & praia e golfe, podendo apresentar o Algarve aos potenciais clientes como um destino com elevado potencial a nichos de turismo mais especializados como o turismo de natureza.