O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que está a partir de agora “imune” à covid-19, um dia após o seu médico ter afirmado que já não há o risco de transmitir o vírus.
“Parece que estou imune, por, não sei, talvez por muito tempo, talvez por pouco tempo, talvez para toda a vida. Ninguém sabe realmente, mas estou imune”, afirmou em declarações por telefone à Fox News.
“Agora têm um presidente que por ter imunidade [ao vírus], não precisa de se esconder na cave como o seu adversário”, acrescentou, numa alusão ao candidato democrata às presidenciais, Joe Biden.
A questão da imunidade à covid-19 ainda está rodeada de incertezas, não se sabe com precisão o grau de proteção dos anticorpos, nem a duração dessa imunidade.
Nas declarações à Fox News, Trump também insinuou que Biden pode estar doente.
“Se olharem para o Joe, ele ontem tossia muito, depois agarrava a máscara (de proteção), depois tossia”, disse.
“Não sei o que é que isso quer dizer, mas a imprensa não falou muito do caso”, acrescentou.
A equipa de Joe Biden tem divulgado todos os dias os resultados dos seus testes à covid-19, que têm sido negativos até agora.
Quanto a Trump, tem havido maior opacidade, com a sua equipa médica a recusar persistentemente dizer quando teve o último teste negativo, o que tem alimentado a suspeita de que esteve algum tempo sem ser testado antes do resultado positivo de 01 de outubro.