Os pratos tradicionais são dignos representantes da gastronomia de um país. Existem pratos que representam um dos atrativos de uma cidade. Muitas pessoas deslocam-se a certos locais só para saborear o prato típico de uma cidade. As tripas à moda do Porto são um petisco que teve origem no Porto, como o nome indica, mas vai além da representação da maravilhosa cozinha da cidade Invicta. Descubra como as tripas à moda do Porto se tornaram uma bandeira da cidade. Esta receita tradicional espelha o espírito do povo portuense.
História da receita
As tripas à moda do Porto são uma iguaria irresistível. Este prato típico da cidade do Porto tem origens muito antigas e conta com mais de 500 anos de história.
Os portuenses são conhecidos por “tripeiros”, devido a este prato. A alcunha tripeiro é aplicada há séculos a quem é natural ou residente no Porto. A designação “tripeiro” advém do povo que come tripas, obviamente. No entanto, é com honra e orgulho que os portuenses estão ligados a esta criação gastronómica. Os portuenses assumem que o prato espelha o seu espírito ‘tripeiro’.
O prato tradicional que se tornou muito popular no norte do país espelha o espírito do povo portuense, irrequieto e resistente, e que reage à dificuldade sem receios. Nem todos apresentam esta capacidade de ultrapassar obstáculos, de superar a adversidade com criatividade. Mas os tripeiros conseguiram criar esta iguaria única no mundo num contexto delicado e de grande carência.
A origem do prato
A origem deste prato típico remonta à época dos descobrimentos portugueses, mais precisamente a 1415, a um tempo em que se perspetivava a conquista de Ceuta pela armada do Infante D. Henrique. Muitos historiadores defendem que o surgimento deste prato revela “a capacidade do Porto se sacrificar pelo País”.
Após as caravelas e naus se encontrarem preparadas para navegar, havia a necessidade de carregá-las de mantimentos. Por isso, foram abatidos e esquartejados diversos animais, do Douro e do Minho, o que levou a que muita da “carne boa” deixasse de estar disponível, pois encontrava-se armazenada nas caravelas.
Num contexto de carência, os portuenses demonstraram o que o povo quer dizer com o ditado “a necessidade aguça o engenho”. Num tempo em que somente havia tripas, as miudezas e as vísceras disponíveis, o povo da cidade do Porto mostrou ter a capacidade de “fazer das tripas coração”, o que permitiu ao povo portuense produzir um prato bastante saboroso.
Mesmo sendo uma lenda, ela encontra-se tão enraizada na memória coletiva do povo portuense que é encarada como uma verdade inquestionável. Naturalmente, história ou lendas à parte, a receita das tripas à moda do Porto tem evoluído com o tempo. No entanto, tornou-se num símbolo da cidade, apresentando o cunho da garra portuense.
Os ingredientes chave
É na cozedura do feijão com as tripas que está o grande segredo deste prato típico da cidade do Porto. Dada a natureza do alimento, há a necessidade de apresentar as tripas de vitela bem limpas. Para o fazer devidamente, é preciso esfregar com sal e limão. Posteriormente, as tripas devem ser bem cozidas em água e sal.
No entanto, no processo de produção deste prato típico, há muito mais a indicar. É necessário um percurso algo laborioso para se criar este prato tão apetitoso. Além das tripas, é preciso adicionar outras carnes para tornar este prato típico numa verdadeira iguaria, nomeadamente orelheira, salpicão, mão de vitela, chouriça de carne, toucinho entremeado e frango.
Há um vasto conjunto de receitas de Tripas à Moda do Porto que apresentam este prato com variações. Iremos apresentar-lhe a proposta de uma receita tradicional deste petisco portuense.
Receita tradicional de Tripas À moda do porto
Ingredientes
- 1,5 kg de tripas, folho e favos de vitela
- 150 g de presunto
- 100 g de banha de porco
- 4 cenouras
- 2 cebolas
- 1 chouriço
- 1 folha de louro
- 1 limão
- 1 mão de vitela
- 1 orelha de porco
- 1 ramo de salsa
- 1 lata feijão-branco
- 1/2 frango
- Sal q.b.
- Cominhos, q.b.
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- Primeiro, deve lavar bem as tripas, os folhos e as favas, esfregando com limão e sal. Depois, deve deixar em água com rodelas de limão, até ficarem brancas.
- Enquanto aguarda, deve cozer todas as carnes.
- Faça o mesmo com as cenouras.
- Em seguida, deve derreter a banha noutro tacho.
- No imediato, deve alourar a cebola picada, com a folha de louro.
- Então, adicione as cenouras cozidas ao refogado.
- Depois, junte o feijão e as carnes (partidas em pedaços).
- Posteriormente, adicione um pouco de caldo de carne.
- Por fim, tempere tudo com cominhos e sal.
- Então, deve deixar que as tripas cozam por cerca de 25 min.
- Depois, deve polvilhar com salsa picada.
- Finalmente, sirva as tripas à moda do Porto numa terrina de barro.
- Acompanhe com arroz branco e uma salada a seu gosto.
- Bom proveito!
Esta refeição destina-se a 4 pessoas, sendo feita em apenas 1 hora.
Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno