O Tribunal Europeu de Justiça condenou a Polónia a pagar um milhão de euros por dia à Comissão Europeia.
Em causa está a falta de independência judicial no país e a recusa de Varsóvia em cumprir as decisões dos juízes europeus.
O tribunal impôs a multa à Polónia por não ter cumprido a ordem de encerramento da Câmara Disciplinar do Supremo Tribunal, em julho, quando assim foi exigido ao Governo polaco.
A decisão foi criticada esta quarta-feira pelo secretário de Estado da Justiça polaco, que acusou o Tribunal Europeu de chantagem e de abusar da aplicação de sanções.
Ao Financial Times, o Presidente polaco, Andrzej Duda, avisou que se Comissão Europeia começar a 3.ª Guerra Mundial e suspender os fundos à Polónia, Varsóvia vai defender-se com todas as armas.
A entrevista teve resposta do primeiro-ministro belga, que alertou que o chefe de Estado polaco estava a “brincar com o fogo”.
“Estão a brincar com o fogo, quando travam uma guerra com os colegas europeus por motivos de política interna”, disse Alexander de Croo.
A multa reverte para o orçamento europeu e, se não for paga, o valor poderá vir a ser descontado dos fundos a transferir para a Polónia.
– Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias – VEJA AQUI O VÍDEO