Um trabalhador de 43 anos faleceu na madrugada desta quarta-feira na mina de Neves-Corvo em Castro Verde.
Filipe Venâncio, chefe de Turno, natural de Almodôvar, “terá sido vítima de uma intoxicação provocada pela acumulação de gases no fundo da mina, após uma explosão de pedra ocorrida no turno anterior”, segundo avança o Lidador Notícias.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) já está a investigar as causas da morte. O diretor da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da ACT, Carlos Graça, revelou à agência Lusa que já foi deslocada uma equipa de inspetores para o local, “para proceder às necessárias averiguações e apuramento das causas” deste “acidente de trabalho mortal”.
Carlos Graça acrescentou que as averiguações vão decorrer “em articulação” com a Direção-Geral de Energia e Geologia, estando o caso sob “alçada” do Ministério Público por se tratar de uma morte.
A morte do trabalhador, de 43 anos, aconteceu na “sequência de um incidente registado de madrugada, no fundo da mina”, e foi divulgada pela Somincor, empresa concessionária do complexo mineiro de Neves-Corvo, em comunicado.
Na nota de imprensa, assinada pelo administrador-delegado da empresa, António Salvador, a Somincor referiu que, neste “momento difícil e de perda”, está “a desenvolver uma investigação às causas do incidente e a colaborar com as entidades competentes”.
A concessionária do complexo mineiro indicou ainda que “decidiu voluntariamente suspender as atividades da empresa até indicação contrária”.
Contactado pela Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja disse que o alerta para o “incidente” foi dado aos bombeiros às 00:59 desta quarta-feira.
Para o local, foram mobilizados oito operacionais, apoiados por quatro viaturas, dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), incluindo a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Beja e a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Castro Verde.
Filipe Venâncio era futebolista do Clube Desportivo de Almodôvar
Filipe Venâncio era futebolista do Clube Desportivo de Almodôvar, que já manifestou publicamente “o mais profundo pesar pelo falecimento de Filipe Manuel Cristina Venâncio, Jogador e Sub-Capitão do plantel sénior de futebol, e endereçar à Família e aos Amigos as mais sinceras e sentidas condolências, próprias destes momentos de tristeza”.
“Descansa em Paz Filipe, o teu amor a este Clube será sempre recordado tal como o legado que deixaste ao longo dos anos que defendeste e honraste o nosso símbolo, a nossa camisola, o nosso clube e a nossa vila”, acrescenta o clube.
O funeral de Filipe Venâncio realiza-se esta sexta-feira. O corpo chegou hoje, pelas 16:00, ao Complexo Desportivo Municipal, onde lhe foi prestada uma homenagem pelo Clube Desportivo de Almodôvar, seguindo para a Casa Mortuária de Almodôvar, onde ficará em câmara ardente.
O cortejo fúnebre sairá amanhã, após o serviço religioso marcado para as 10:30 horas, para o crematório de Albufeira.