O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre 4 e 15 de Fevereiro, a IV edição do Torneio de Desenvolvimento da UEFA de selecções sub-16, competição que traz anualmente ao Algarve dezenas de “olheiros” de vários emblemas de todo o mundo.
Para muitos dos jogadores participantes a prova representa um passaporte para os grandes clubes europeus e pode abrir portas a uma carreira internacional na alta competição, facto que tem elevado cada vez mais o nível desportivo das partidas.
Neste momento, encontram-se já confirmados pedidos de acreditação de “scouts” (prospecção ou, na gíria, olheiros) de emblemas nacionais como o Benfica, Porto e Sporting, mas também internacionais como são os casos do Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Real Madrid, Paris Saint-Germain, AC Milan, Juventus, Arsenal e Valência. Está igualmente prevista a visita a Vila Real de quadros dirigentes da UEFA para a área dos eventos e competições.
O torneio quadrangular junta, este ano, as selecções de Portugal, Alemanha, Holanda, França e Escócia. É organizado pela UEFA e pela Federação Holandesa de Futebol e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara de Vila Real de Santo António e da VRSA SGU.
Escolha do complexo desportivo vila-realense comprova qualidade da infra-estrutura
De acordo com Luís Gomes, presidente da autarquia de Vila Real, “a escolha do Complexo Desportivo comprova, uma vez mais, a qualidade das suas infra-estruturas, procuradas por equipas de topo mundial, e dá a oportunidade aos jovens jogadores de, num futuro próximo, integrarem os plantéis dos grandes nomes do futebol”.
O torneio de masculinos decorre entre os dias 4 e 8 de Fevereiro, enquanto o de femininos tem lugar entre 11 e 15 de Fevereiro.
Estima-se que cada equipa participante no Torneio de Desenvolvimento da UEFA de selecções sub-16 traga até ao Complexo Desportivo de Vila Real cerca de 35 elementos (jogadores, equipa técnica e staff) que, durante a fase de jogos, ficarão alojados nas unidades hoteleiras do concelho.
A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição é sinal do reconhecimento da qualidade e do trabalho de promoção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído provas de interesse mediático como a ‘Algarve Cup’ ou da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo.
Recorde-se que o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi recentemente integrado pela Fundação do Desporto na rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.
Com esta distinção, o Complexo Desportivo amplia ainda mais a sua notoriedade nacional e internacional e constitui uma instituição de excelência que agrega as valências de treino, investigação, medicina, psicologia, fisioterapia e nutrição.
Horários dos jogos:
Masculinos
4/2/2016
11h00 – Portugal x Alemanha
14h00 – Holanda x França
6/2/2016
13h00 – Holanda x Portugal
16h00 – França Alemanha
8/02/2016
11h00 – Portugal x França
14h00 – Alemanha x Holanda
Femininos
11/2/2016
11h00 – Escócia x França
14h00 – Holanda x Alemanha
13/02/2016
13h00 – França x Holanda
16h00 – Escócia Alemanha
15/02/2016
10h00 – Alemanha x França
13h00 – Holanda x Escócia