Os TOMIs são os novos “guias turísticos” para quem visita Olhão. Trata-se de equipamentos semelhantes a mupis, mas que proporcionam uma experiência mais rica a quem os utiliza.
Estas montras interactivas já se encontram espalhadas por toda a cidade de Lisboa. Olhão é dos primeiros municípios do Algarve a recebê-las e o único a disponibilizar três equipamentos, fruto de uma parceria com a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.
Em Olhão, os TOMIs encontram-se instalados na Avenida 5 de Outubro junto aos Mercados, no Largo da Restauração frente ao Museu Municipal Edifício do Compromisso Marítimo e na Avenida da República junto ao Olho de Água.
Estes equipamentos, para além de disponibilizarem informações úteis sobre Olhão e o Algarve, nomeadamente no que diz respeito a transportes públicos, directório de restaurantes e comércio tradicional da cidade, permitem também consultar o mapa da cidade, e mesmo ficar a par da agenda de eventos do concelho. Estrategicamente posicionado, o TOMI aconselha e informa de forma “inteligente” quem o consulta.
O TOMI surge num mundo que comunica e partilha, com total interacção com qualquer telemóvel ou smartphone: o contacto telefónico do restaurante seleccionado no equipamento pode ficar na lista de contactos, ou o evento escolhido armazenado na agenda, e até os itinerários na aplicação Maps do telemóvel. Todos os conteúdos podem ser enviados por e-mail, ou partilhados nas redes sociais.
E por falar em redes sociais, o TOMI torna obsoleto o popular selfie stick, uma vez que permite, também, tirar uma fotografia junto a locais emblemáticos da cidade, que pode ser imediatamente partilhada.