O PURA, seminário promovido pela CECEA, vai realizar-se no dia 23 de maio, no auditório da Pousada de Juventude, em Braga, dedicado ao tema “A inteligência na comunicação”.
Teresa Fernandes, porta-voz da Águas do Algarve e coordenadora nacional da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, salienta o seu “entusiasmo, também pessoal, pela presença dos prestigiados oradores, oriundos de diferentes setores de atividade, na certeza do enriquecimento de todas as nossas discussões nos vários painéis que terão lugar ao longo de todo o dia”.
“O evento promete ser extremamente profícuo, oferecendo oportunidades valiosas de partilha e aquisição de conhecimentos nesta área tão importante, como é a Comunicação”, salienta a coordenadora nacional.
Com a tecnologia a moldar inquestionavelmente os métodos de comunicação, o PURA 2024 propõe “explorar os avanços e desafios ligados à inteligência artificial (IA) na esfera da comunicação empresarial. Mergulharemos nas nuances da automação de processos e personalização de mensagens, impulsionadas pela ascensão da IA”.
“Vivemos numa era em que a inteligência artificial desempenha um papel preponderante na transformação da comunicação. Do aperfeiçoamento da eficiência à personalização de interações, a IA molda as estratégias empresariais num formato sem precedentes. Contudo, este avanço não ocorre sem questionamentos éticos, especialmente no que concerne à privacidade, manipulação da informação e impactos no mercado de trabalho”, refere a organização em comunicado.
“Enquanto celebramos os benefícios da IA na comunicação, não podemos ignorar o papel das emoções. Como as máquinas podem compreender e responder adequadamente às subtilezas emocionais? Este é um ponto crucial de reflexão, pois a incorporação da inteligência artificial na comunicação não deve obscurecer a importância das ligações humanas e da empatia”, acrescenta.
Neste encontro o PURA vai abordar os desafios da inteligência artificial na comunicação, destacando a necessidade imperativa de transparência e ética nas decisões tomadas por sistemas automatizados. Questões relacionadas com a proteção de direitos individuais e a inclusão digital também estarão em pauta, fornecendo um panorama completo dos desafios e responsabilidades associados à comunicação inteligente.
A organização lança um convite “à reflexão coletiva. O PURA 2024 é mais do que um evento, é uma oportunidade única para profissionais da água e do ambiente se reunirem, trocarem conhecimentos e contribuírem para o avanço das práticas de comunicação e educação ambiental. Junte-se a nós para explorar o fascinante futuro da comunicação inteligente e desvendar os caminhos para um ambiente empresarial mais ético e inclusivo”.
O PURA é organizado pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) da APDA, composta por Ana Cláudia Nunes (SMAS de Torres Vedras), Ana Maria Santos (Águas de Coimbra), Carlos Mendes (SMAS de Almada), Cátia Caetano (SMAS de Ponta Delgada), Clara Varandas (Be Water), Daniel Queiroz (SMAS de Almada), Davide Simões (SMAS de Sintra), Diogo Navarro (Indaqua), Eduardo Pamplona (Águas e Energia do Porto), Filipa Fernandes (Águas e Energia do Porto), Filipe Pimenta (SMAS de Sintra), Isabel Gomes (Câmara Municipal do Barreiro), Lénia Almeida (Águas de Portugal), Lisete Oliveira (Águas do Centro Litoral), Luis Lourenço (Indaqua), Marcos Batista (Águas do Tejo Atlântico), Mariana Castro Henriques (EPAL), Marta Vieira (AGERE), Miguel Barriga (EMAS de Beja), Nina Figueiredo (Águas de Coimbra), Nuno Vasconcelos Branco (Águas da Região de Aveiro), Raquel Silva (Águas do Tejo Atlântico), Ricarda Barbosa (Águas e Resíduos da Madeira), Rosália Correia (Penafiel Verde), Rui Pedro Sousa (Águas do Norte), Sandra Vieira (SMAS de Leiria), Susana Fé (EPAL), Susana Ferreira (SIMAS de Oeiras e Amadora), Teresa Fernandes (Águas do Algarve).
Leia também: Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Aprenda o que significam