A programação de Novembro do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão encerra em grande com a ópera em um acto “Rita, ou le mari battu”, de Gaetano Donizetti, protagonizada pelo Ensemble Contemporaneus, amanhã, sábado, pelas 21.30 horas.
No ano de 1841, Donizetti encontrava-se em Paris a aguardar a chegada do libreto para a nova ópera que o Scala de Milão lhe havia comissionado e, sendo um compositor bastante activo, estes períodos de pausa no trabalho tornavam-se penosos, pelo que, num encontro com o escritor Gustave Vaez, que já havia escrito dois librettos para óperas suas, pediu-lhe para escrever um libreto pequeno para uma ópera de curta duração, somente para que ele pudesse estar ocupado enquanto aguardava a chegada do material do Scala.
Vaez aceitou o desafio e, em poucos dias, escreveu o enredo de “Rita, ou le mari battu”, uma ópera cómica em um acto.
Donizetti completou a ópera em oito dias, contudo, quer por rejeição de teatros, quer por uma série de infortúnios, nunca conseguiu ver este trabalho estreado em vida.
A partitura foi encontrada entre o seu espólio após a sua morte em 1848.
Rita é uma comédia amorosa que, retratando um assunto actual da sociedade, a violência doméstica, mostra-nos no final como o amor e o respeito mútuo por cada membro do casal são a solução para colocar fim a este flagelo.
Os bilhetes custam 15 euros (preço normal) e 12 euros para menores de 18 anos ou maiores de 65 anos.
Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13.30 às 18.30 horas, e em dias de espectáculo das 13.30 às 21.30. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 282 402 475 / 961 579 917, ou do sítio na internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.