As temperaturas máximas vão subir dez graus Celsius em Portugal continental a partir de sábado. Os valores são acima da média para esta época do ano, referiu a meteorologista Ângela Lourenço à Lusa.
“O estado do tempo vai mudar a partir de sábado. Nas regiões sul, a subida vai ser gradual e nas regiões do interior norte e centro será mais significativa e abrupta de sábado para domingo. Vamos ter uma subida da ordem dos dez graus em termos médios”, revelou Ângela Lourenço à Lusa.
Segundo a especialista, estão previstos entre 30 a 35 graus nas regiões a sul do Tejo.
“Esta situação deve-se ao estabelecimento de uma circulação de leste”, explicou Ângela Lourenço, acrescentando que o tempo vai tornar-se mais quente e seco a partir de sábado, mantendo-se esta situação até terça ou quarta-feira.
Além das temperaturas máximas, também as mínimas vão subir gradualmente a partir de sábado.
“Estamos a falar de valores acima dos 20 graus celsius no Algarve e no resto do território até aos 17”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo Ângela Lourenço este será um caso de curta duração voltando depois a descer as temperaturas.
“Vamos ter um episódio de muito calor para a época, com valores acima normal, mas estes episódios são típicos da primavera”, explicou. A partir de terça e quarta-feira, as temperaturas voltam a “descer abruptamente” para valores que rondam os 20/23 graus de máxima.
(Agência Lusa)