No verão, todos sabemos como evitar os escaldões, mas nem sempre seguimos os cuidados necessários. Quando a pele já tem uma queimadura solar, é fundamental saber como agir para aliviar o desconforto.
As queimaduras solares são frequentes nesta altura do ano, uma vez que passamos mais tempo ao ar livre e usamos menos roupa. Todos conhecemos as recomendações para evitar os escaldões: evitar o sol nas horas de maior calor, aplicar protetor solar com um fator de proteção de pelo menos 30 e reaplicá-lo de duas em duas horas ou sempre que se entra na água, usar roupa protetora, chapéus e óculos de sol. No entanto, nem sempre colocamos estas medidas em prática e acabamos com queimaduras solares.
O site Healthline, citado pelo iol, partilhou sete dicas para cuidar dos escaldões em casa e aliviar o desconforto. Em casos mais graves, o melhor é sempre procurar um médico.
Sete formas de cuidar de uma queimadura solar em casa
1. Água fria
Uma queimadura solar é uma inflamação da pele. Para acalmar a área afetada, a água fria é uma das formas mais eficazes. Pode tomar um banho frio ou dar um mergulho no mar (evitando a piscina, pois o cloro pode irritar a pele). Ir molhando a pele ao longo do dia com água fria pode prevenir que a queimadura piore. Evite usar gelo, pois pode causar mais danos à pele.
2. Bicarbonato de sódio e aveia
O bicarbonato de sódio é um aliado no alívio de queimaduras solares. Adicione cerca de 60 gramas a uma banheira cheia de água fria e mergulhe a área afetada por 15 a 20 minutos. A aveia também pode ser adicionada ao banho para ajudar a diminuir a irritação. Não esfregue a pele durante o banho nem ao secar-se.
3. Aloé vera
Conhecida pelas suas propriedades calmantes, a aloé vera pode ser aplicada diretamente na pele queimada. Se tiver a planta em casa, corte uma “folha” e aplique o gel diretamente na pele. Se não tiver, pode comprar gel com 100% de aloé vera em farmácias e supermercados.
4. Chá de camomila
O chá de camomila, além de benéfico quando ingerido, pode ser bom para a pele. Prepare o chá, deixe-o arrefecer e mergulhe um pano no líquido, aplicando-o na zona afetada. Evite este remédio se for alérgico ao pólen, pois pode provocar uma reação na pele.
5. Use roupa larga
Enquanto a pele está a regenerar-se, é importante evitar o contacto com tecidos apertados. Opte por roupas largas e de algodão ou bamboo para evitar irritações.
6. Beba muita água
Hidrate a pele de dentro para fora, bebendo muita água durante a recuperação da queimadura solar.
7. Use cremes hidratantes
Após o tratamento inicial, continue a aplicar creme hidratante diariamente na área afetada para evitar que a pele comece a levantar. Escolha cremes sem fragrâncias para evitar irritações adicionais.
Quando procurar um médico
Apesar de parecerem inofensivas, as queimaduras solares podem ser graves. De acordo com o site da Mayo Clinic, deve procurar ajuda médica se a queimadura provocar febre, vómitos, dores de cabeça, dores insuportáveis, confusão, calafrios, alterações na visão, dor nos olhos ou sinais de infeção como bolhas, pus ou áreas com relevo. Queimaduras de segundo grau, que envolvem bolhas, também necessitam de atenção médica.
Lembre-se: o melhor tratamento é a prevenção, mas quando esta falha, seguir estas dicas pode ajudar a aliviar o desconforto e promover a recuperação da pele.
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata