Em maio deste ano já se sabia que o Cartão de Cidadão ia ficar diferente, mas foi apenas a 11 de junho que se emitiu o primeiro cartão dos novos. Entre junho e setembro foram emitidos 282.653 cartões de Cidadão contactless (sem contacto) em Portugal e 57.172 no estrangeiro, segundo a informação avançada pelo Ministério da Justiça. O design do cartão é diferente, mas as maiores mudanças estão no aumento do padrão de segurança e na tecnologia contactless.
Apesar de o novo modelo já ter entrado em vigor, os cartões do modelo anterior mantêm-se válidos, pelo que só terá de o trocar quando o prazo expirar. O que muitos não sabem é que o novo Cartão de Cidadão vai facilitar-lhe a vida no próximo ano. É que, para além de servir de identificação, este novo modelo vai funcionar também como título de transporte em todo o país. Quer isto dizer que pode entrar em qualquer transporte público em Portugal apenas com o seu Cartão de Cidadão.
Se quiser ir a um espetáculo, por exemplo, também pode associar o seu bilhete ao documento de identificação. Por fim, o Cartão de Cidadão pode ainda ser usado como documento electrónico de viagem na União Europeia e nos países do espaço Schengen.
Note uma vez mais que, se ainda tem o modelo antigo deste documento de identificação, não terá de o substituir até chegar ao fim da sua validade. Quando for a hora de renovar, saiba que a partir dos 25 anos de idade pode fazer todo este processo sem se deslocar a um balcão. Também o cartão ser-lhe-á entregue em casa. Até aos 25 anos, os cidadãos têm de atualizar os dados biométricos presencialmente, logo terão de renovar presencialmente, segundo avança o ECO.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem