Se gosta de conduzir e quer atravessar uma das mais belas pontes do país e a mais bonita do norte de Portugal terá de rumar ao distrito de Bragança. Tem mais de 560 metros e atravessa uma das zonas mais acidentadas do rio Sabor, que nasce na província de Zamora, em Espanha, e desagua no Douro, a jusante da barragem do Pocinho. Apesar de não ter a mesma popularidade das pontes D. Luís I e Maria Pia, no Porto, esta é uma das mais bonitas do país.
A ponte Sardão-Meirinhos assegura a ligação entre os concelhos de Mogadouro e Alfândega da Fé e é considerada a mais bonita do norte de Portugal. Construída em 2003, esta ponte faz parte do traçado do IC5 e está a uma distância de duas horas do Porto. De acordo com o blog Portugal de Norte a Sul, a ponte Sardão-Meirinhos é “uma obra prima da engenharia”.
Depois de conhecer a ponte Sardão-Meirinhos, aproveite a sua vinda ao norte de Portugal para conhecer também a ponte de Trajanos, que fica na cidade de Chaves. Trata-se de uma das pontes romanas mais bem preservadas do mundo, tem 140 metros de comprimento e 16 arcos, embora só estejam visíveis 12 deles. Os restantes encontram-se soterrados ou escondidos entre as construções que foram feitas à sua volta.
Ainda na zona norte, se optar por visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, não perca a oportunidade de conhecer a ponte da Cava da Velha, também conhecida por ponte Nova de Castro Laboreiro. Diz-se que foi construída no século I, no entanto, aquilo que vemos hoje resulta da reconstrução que terá sido feita no período da Idade Média.
Leia também: Feira de Doces d’Avó adoça a Páscoa em Alcoutim