Integrada na programação das Mostras de Cinema ao Ar Livre Tavira 2020, surge a iniciativa de homenagear os 100º. aniversário do nascimento de Federico Fellini.
A ideia surge através da Banda Musical de Tavira, com apoio da Câmara Municipal de Tavira, que se juntou ao Cineclube de Tavira e à Partilha Alternativa para homenagear o famoso cineasta italiano.
Em comunicado, a autarquia tavirense, escreve que “apoia as mostras com apoio financeiro e logístico, bem como com a cedência do espaço, associou-se, também, à presente homenagem reconhecendo a importância de marcar esta data e, simultaneamente, de possibilitar a sinergia entre associações culturais do concelho”.
Os interessados podem acompanhar a homenagem no próximo sábado, dia 08, antecedendo a projeção do filme “La Dolce Vita” e consistirá na interpretação, pela Banda Musical de Tavira, do tema central do filme “Amarcord” do compositor Nino Rota.
A música é um elemento essencial na obra de Fellini, traduzindo perfeitamente as imagens “fellinianas” nos seus arranjos. O som evoca o filme que infelizmente não pode ser exibido, neste momento, em Portugal, devido a um litígio sobre os direitos de autor.
O espaço dos Claustros do Convento do Carmo, durante os oito minutos em que se ouvirá o tema, ficará rendido apenas aos sons da própria música, produzindo um fluxo de sensações e trazendo de volta as memórias vivas do universo de Fellini.
Seguir-se-à a projeção do filme, o qual constitui um retrato da sociedade romana hedonista e superficial do pós-guerra, através do jornalista Marcelo e dos seus relacionamentos amorosos.
La Dolce Vita:
– Vencedor do Oscar – Prêmio da Academia, EUA (1962) – Melhor figurino, Preto e Branco de Piero Gherardi;
– Vencedor da Palme D’Or . Festival de Cinema de Cannes (1960) – Federico Fellini.