A Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo (Igreja de Nossa Senhora das Ondas), em Tavira, vai ser alvo de uma visita no próximo sábado, pelas 10.30 horas, sob a orientação do historiador de arte da câmara local, Daniel Santana.
Parte importante da população tavirense era composta por pescadores e mareantes, os quais se reuniam na confraria do Corpo Santo, vulgarmente conhecida por Compromisso Marítimo. De origem medieval, esta confraria assumiu empenhadamente a necessidade de construir um templo que reflectisse o prestígio e a relevância social dos mareantes da cidade, dotando-o, ao longo dos séculos, com obras reveladoras da sua espiritualidade e principais devoções, com destaque para São Pedro Gonçalves Telmo e para a Nossa Senhora das Ondas – devoção que igualmente designa a igreja.
A visita insere-se no ciclo “Passeios na História de Tavira”, que tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.
A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 30 participantes).
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected] ou entregar na recepção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, das 10 às 16.30 horas).
Mais informações através do número 281 320 540 (ext. 2309).