A vila de Alcoutim acolheu, entre 27 e 30 de agosto, a quarta edição do Summer CEmp, escola de verão, organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.
O evento contou com a colaboração do Município de Alcoutim e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e decorreu num formato adaptado à situação epidemiológica.
O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem como exercícios em equipa e conversas diretas e improváveis entre atuais e futuros líderes de opinião.
Durante quatro dias, 32 estudantes do ensino superior tiveram oportunidade de debater com um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local), de forma aberta e concreta, o futuro do projeto europeu e aprender mais sobre a União Europeia e sobre o papel da Comissão Europeia em temas muito diversos.
O vice-presidente da Comissão Europeia Margaritis Schinas, a ministra Mariana Vieira da Silva, a secretária de estado Ana Paula Zacarias, os eurodeputados Francisco Guerreiro e João Pimenta Lopes, os embaixadores João Vale de Almeida, Ioana Bivolaru e Satu Suikkari-Kleven, o chefe da Casa Civil do Presidente da República Fernando Frutuoso de Melo, e a fadista Katia Guerreiro estiveram entre os mais de 70 oradores e moderadores que debateram o projeto europeu com jovens de todo o país.
Esta edição vai contribuir para os resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da UE e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.
De salientar que o evento cumpriu as regras em vigor e contou com um robusto plano de contingência.
A evolução do avanço do processo de vacinação criou as condições para, depois de um ano de interrupção, voltar a organizar um programa que é ímpar na forma como dá palco, de forma participativa e direta, às opiniões e perguntas de jovens e de especialistas em diversas áreas no debate e participação ativa no futuro da União Europeia.
O Summer CEmp teve durante quatro dias um programa intensivo composto por conversas inesperadas e diretas com oradores de alto nível, políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas, artistas, entre outros, assim como uma variedade de atividades práticas, aproveitando os recursos do grupo e da vila.