Várias centenas de pessoas receberam no passado fim-de-semana o equipa de ciclismo Sporting-Tavira na respectiva apresentação à cidade dos desportistas da mais antiga formação de ciclismo do país e do mundo.
A apresentação dos ases dos pedais decorreu no Tavira Gran Plaza e contou com a presença de muitos tavirenses que mostraram à equipa da casa a força dos adeptos da cidade do Gilão.
David Livramento, Valter Pereira e Rafael Lourenço, que transitam do último plantel, os portugueses Luís Fernandes (ex-W52), Hugo Sabido (ex-Louletano) e Júlio Gonçalves (ex-Anicolor) e os espanhóis Jesus Ezquerra (ex-Activejet), Mario Gonzalez (ex-Activejet), Oscar Brea (ex-Efapel) e David de la Fuente (ex-Efapel), perfilaram-se lado-a-lado com o chefe de fila, o italiano Rinaldo Nocentini, e ficaram a conhecer a alma ciclista de uma cidade com fortes tradições na modalidade.
Recorde-se que a apresentação oficial da equipa do Sporting-Tavira de correu durante o intervalo do dérbi entre o Sporting e o Futebol Clube do Porto que decorreu recentemente em Alvalade.
É com esta equipa que o Sporting regressa ao asfalto liderado pelo homem forte da história recente do ciclismo tavirense, Vidal Fitas, depois de quase duas décadas de ausência, através uma parceria com o Clube de Ciclismo de Tavira (CCT), a equipa mais antiga do mundo.
Com um vasto palmarés, o Sporting conta com mais de 150 títulos (em estrada e pista), destacando-se as presenças na Volta a França e na Volta a Portugal onde soma 13 vitórias colectivas e nove individuais.
Jorge Botelho quer unir desporto à promoção da cidade
Ao POSTAL o autarca Jorge Botelho mostrou-se “satisfeito” com a parceria encetada entre o Clube de Ciclismo de Tavira e o Sporting Clube de Portugal (SCP), sublinhando que a mesma “reforça ainda mais o grau de exigência de uma equipa que já deu muitas vitórias e alegrias à cidade de Tavira e ao Algarve”.
O presidente da Câmara destaca que, a par da nova ligação entre o CCT e o SCP, a autarquia celebrou com o clube uma parceria estratégica na área do desporto que pretende, “sem quaisquer custos”, criar canais preferenciais de acesso ao Sporting de desportistas tavirenses das mais variadas modalidades desportivas cujo mérito possa ser do interesse do clube de Lisboa.
“Estão assim a criar-se condições para que os jovens talentos desportivos do concelho, cujas qualidades o justifiquem, possam aceder a patamares superiores de desenvolvimento das suas capacidades no enquadramento de um clube de referência a nível nacional”, refere o autarca.
Jorge Botelho refere também que a autarquia levará às zonas onde se disputem provas da equipa de ciclismo do Sporting-Tavira meios de promoção do concelho que visam potenciar a mais-valia da união entre o CCT e um clube desportivo de pergaminhos nacionais nas áreas do turismo, do investimento e da economia em geral. “Estaremos presentes divulgado o concelho e o nome de Tavira sempre que essa presença se demonstre estratégica para o município e para o desenvolvimento do concelho, procurando levar sempre mais longe o nome de Tavira”, afirmou o autarca.