O Speakout Challenge vai eleger, no próximo dia 6, os três melhores jovens algarvios em oratória moderna.
A competição teve início em 2009 e é antecedida de formação específica, sendo já cerca de cinco mil os jovens que entre os 14 e os 17 anos participaram neste programa.
O Speakout Challenge é uma organização da Prime Skills, entidade que surgiu este ano face à extinção da Fundação Jack Petchey no Algarve. Esta acção que visa dotar os jovens de técnicas que lhes permitam discursar em público com eficácia, tinha o apoio exclusivo da londrina Jack Petchey Foundation mas, esta edição, para além da entidade inicial, conta também com novos parceiros, como é o caso dos municípios de Albufeira, de Loulé e Silves, assim como de entidades privadas.
Em todos os anos, mais de 600 jovens algarvios frequentam uma oficina de oratória moderna durante o mês de Janeiro. Após este curso são apurados os que se destacam para competirem numa semifinal com todos os jovens do seu concelho.
A final junta os melhores dos municípios de Albufeira, Loulé e Silves e, este ano, de Lagoa. O método para este ensino foi apurado pela Speakers Bank, uma organização internacional que junta prestigiados investigadores da área da comunicação.
Agendada para as 19 horas no Auditório Municipal de Albufeira, a final do Speakout Challenge vai juntar 17 jovens talentos que apresentarão discursos de três minutos com temática da sua escolha. É sempre um momento de grande adesão de público àquele auditório, que tem acolhido nos últimos oito anos as finais do concurso e que para este ano já tem os cerca de 300 lugares esgotados. Em todas as finais há também momentos para a revelação de talentos artísticos juvenis do Algarve.
Os prémios são monetários e por se destinarem a menores, traduzem-se na abertura de contas bancárias que lhes permitam iniciar um plano financeiro destinado a apoiar os seus estudos. O júri é constituído por elementos com responsabilidades na área da comunicação dos municípios envolvidos e da Prime Skills.