Depois da China, Portugal é o segundo pais do mundo mais consumidor de sopa, e temo-las desde as mais simples às mais contundentes e todas elas deliciosas.
Uma base para uma alimentação saudável que até para o Verão tem soluções frescas, convidativas e apetecíveis.
Quando chega o Verão temos a tendência de deixar de consumi-las por serem uma refeição quente e pouco apetecível com o tempo quente que se faz sentir.
No entanto, existem muitas receitas de sopas frias que além de deliciosas estão carregadas de vitaminas e minerais que poderão tornar-se na entrada ideal de um almoço em família ou com os amigos numa tarde quente de festa ou petiscos.
A minha sugestão este mês são três sopas fresquinhas com ingredientes simples mas muito saborosas e refrescantes, um ‘salmorejo’, sopa típica de Córdoba – Espanha, um gaspacho de melancia e uma sopa de iogurte com pepino.
Apenas três das inúmeras soluções possíveis para manter na sua refeição este elemento essencial a uma alimentação equilibrada.
Agora que já sabe, já não há desculpas para não tirar o melhor partido dos vegetais e frutas à sua mesa em pleno estio e sob a forma de uma leve e reconfortante sopa. Fria ou quente não há melhor.
Gaspacho de melancia
Tipicamente alentejano, o gaspacho tem actualmente muitas versões, desde a sua confecção e apresentação aos ingredientes utilizados. Há quem elabore o gaspacho com todos os ingredientes cortados em pequenos cubinhos misturados com água e pão, eu pessoalmente gosto do gaspacho com uma base cremosa e gosto também de lhe adicionar frutas, como a melancia, cerejas, morangos, etc… que lhes adicionam um toque mais doce a esta sopa fresquinha de tomate.
Ingredientes:
- 3 taças de melancia sem pevides e cortada em cubos
- 3 tomates pelados e bem maduros
- pepino pelado
- Sal
- Pimenta preta
- Azeite
- Coentros
Preparação:
Num liquidificador, Bimby ou com a varinha mágica, colocar todos os ingredientes menos os coentros e triturar até obter um creme liso.
Servir bem frio com cubos de melancia, uma rodela de pepino e os coentros picados.
Salmorejo
Típico de Córdoba – Espanha, o salmorejo é um creme elaborado através de um esmagado de pão com alho, azeite, sal e tomates. Devido ao uso de pão esta sopa é mais como um puré e é um alimento que tem uma preparação simples e económica.
Serve-se fresquinho como uma entrada e/ou também, caso se prepare mais cremoso, como um molho para acompanhar fritos.
Ingredientes:
- 1 kg de tomates pêra pelados e bem maduros
- 200 gr de pão branco
- 100 gr de azeite
- 1 dente de alho
- Sal
Preparação:
Colocar dentro de um liquidificador (ou na Bimby ou com a varinha mágica) os tomates pelados com o alho até obter um creme liso.
Juntar o pão (sem côdea), o sal e o azeite e deixar descansar uns minutos até o pão absorver o líquido do tomate e voltar a triturar até obter um creme muito liso e homogéneo.
Decorar com um fio de azeite e folhas de hortelã ou outra erva fresca a gosto.
Sopa de pepino e iogurte
Esta sopa muito rápida e simples de fazer é uma entrada deliciosa e refrescante para um almoço ou petisco a meia tarde, a quantidade dos ingredientes pode variar segundo queira uma sopa mais cremosa para comer com colher, ou mais liquida para beber, as duas opções são igualmente boas. Se quiser uma sopa mais cremosa basta adicionar mais iogurte, se quiser uma sopa mais líquida basta adicionar mais água.
Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 1 dente de alho
- Sal
- Pimenta branca
- 2 iogurtes naturais (ou de soja)
- 1 pepino descascado
- 150 ml de água fria
- Pinhões
- Hortelã
Preparação:
Colocar todos os ingredientes indicados (menos os pinhões e a hortelã) num liquidificador ou na Bimby (caso não tenha pode utilizar a varinha mágica) e triturar até obter um creme homogéneo.
Servir fria decorada com os pinhões e as folhas de hortelã.
(Artigo publicado na edição online do Caderno Semear Saúde)