O PS conta com 38,5% das intenções de voto, ou seja, caso as eleições se realizassem hoje, o PS seria o vencedor sem a maioria absoluta. Os dados são revelados por uma sondagem da Aximage para o “Jornal de Notícias”, o “Diário de Notícias” e a “TSF”. O PSD estaria 14 pontos abaixo dos socialistas, com 24,4% dos votos (uma descida face aos 25,2% registados em julho, enquanto os socialistas sobem quase um ponto percentual).
O inquérito revela ainda que o Bloco de Esquerda seria o terceiro partido com mais votos (8,8%, uma subida face aos 7,8% registados no mesmo barómetro em julho), seguido do Chega (7,7%, o mesmo que no verão). O Iniciativa Liberal e a CDU apresentam uma diferença de 0,1 pontos percentuais, tendo o IL 4,7% das intenções de voto (5,5% em julho) e o PCP 4,6% (4,8% em julho). O PAN conta com 2,8% e o CDS com 2% (em julho tinha apenas 0,9% das intenções de voto).
Os partidos que formaram a “geringonça” têm agora quase 52% das intenções de voto – a mesma percentagem do que nas últimas legislativas. Os partidos da direita juntos apresentam menos 13 pontos do que a esquerda.
A sondagem foi realizada com trabalho de campo entre os dias 28 e 31 de outubro e foram recolhidas 803 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL