O Município de Faro fez chegar variado material clínico e desportivo à Província do Príncipe, no passado dia 20 de Fevereiro, através do navio Álvares Cabral, no valor global de cerca de 2.000 euros, isto após as intempéries que assolaram São Tomé e Príncipe, num passado recente .
Esta acção foi integrada no âmbito da iniciativa “Mar Aberto” da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento – Associação de Municípios, composto por cerca de 20 municípios portugueses e da qual Faro é um dos membros fundadores. No caso concreto, o apoio prestado ao Príncipe resulta dos esforços concertados dos Municípios de Faro, Amadora, Palmela e Odivelas, com o apoio técnico da Rede e da Marinha Portuguesa.
A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento – Associação de Municípios tem como objectivo desenvolver contactos e iniciativas, disponibilizando recursos e conhecimento, no sentido de apoiar a cooperação e desenvolvimento das comunidades de língua portuguesa de forma mais efectiva e profícua.
Ainda dentro do espírito desta iniciativa, o Município de Faro, que desde 19 de Novembro de 2008 é geminado com a Província do Príncipe, irá fazer chegar, muito brevemente, equipamento destinado aos bombeiros daquela região, melhorando e aumentando a sua capacidade de intervenção junto da população.
Neste sentido, foi com bastante agrado que o Município de Faro acolheu as palavras do Exmo. Sr. Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo Sousa, aquando da sua recente visita a este país irmão, apelando “a um maior apoio às comunidades lusófonas e a São Tomé e Príncipe, muito em particular”. Faro corrobora as palavras do Sr. Presidente e declara “fraterna solidariedade para com estes povos africanos de expressão portuguesa, que constituem aliás um vector fundamental das suas relações internacionais”.