A Câmara de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil e da empresa municipal Loulé Concelho Global, promoveu um simulacro no Mercado Municipal de Loulé, na passada terça-feira, para assinalar o Dia Internacional da Protecção Civil, de forma a sensibilizar e promover uma cultura preventiva na comunidade.
O cenário criado para o Mercado Municipal foi o de um sismo, seguido de incêndio, o qual provocou duas vítimas e tendo-se procedido à evacuação total do edifício, testando a operacionalidade do Plano de Emergência Interno.
A primeira intervenção foi realizada pela equipa de segurança do Mercado Municipal com vista à criação de rotinas e ao aperfeiçoamento dos procedimentos em caso de emergência, passando depois para um segundo patamar de resposta a cargo dos bombeiros de Loulé, com a colaboração da Equipa Canina de Resgate do Algarve.
Participaram neste exercício o Serviço Municipal de Protecção Civil, os Bombeiros de Loulé, a empresa municipal Loulé Concelho Global, Guarda Nacional Republicana e a Equipa Canina de Resgate do Algarve.
O dia 1 de Março foi instituído como Dia da Protecção Civil, a nível mundial, pela Organização Internacional de Protecção Civil, e a nível nacional, por despacho do Ministro da Administração Interna, e que em 2016 evocou o tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”.
Conforme a Câmara de Loulé refere em nota de imprensa, “a prevenção inicia-se pela noção de risco e do conhecimento do território em que vivemos, importa reforçar os conhecimentos dos cidadãos de modo a contribuir para a adopção de atitudes e comportamentos mais responsáveis e adequados, relativamente aos principais riscos e suas formas de prevenção e minimização. A aposta na vertente preventiva constitui factor diferenciador e determinante a longo prazo, capaz de promover resultados positivos em termos da redução dos riscos e das vulnerabilidades a que estão sujeitas as sociedades modernas”.