A Câmara de Silves divulgou para conhecimento geral a criação da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de São Bartolomeu de Messines Norte, constituída por decisão do Conselho Diretivo do Instituo de Conservação da Natureza e das Flosrestas (ICNF) e que funciona como um instrumento de ordenamento, protecção e valorização da área florestal abrangida.
A criação da nova ZIF, decidida em Janeiro deste ano a par da criação da ZIF de Cachopo Norte, no concelho de Tavira, define que a nova área confronta nos limites do concelho de Silves com as Freguesia de São Barnabé, concelho de Odemira, e Alte no concelho de Loulé e ainda com as freguesias de São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines, ambas do próprio concelho.
A Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de São Bartolomeu de Messines Norte engloba diversos prédios rústicos e tem 2.303 hectares.
Passam, assim, a existir no concelho de Silves seis ZIF: ZIF Arade, ZIF Odelouca, ZIF Alte/SB Messines, ZIF S. Marcos da Serra, ZIF S. Marcos da Serra Nordeste e ZIF SB Messines Norte.
As ZIF, esclarece a Câmara liderada por Rosa Palma, para além de permitirem que todas as orientações definidas os instrumentos de planeamento do território (nacionais, regionais e municipais) sejam postas em prática, possibilitam que os seus associados possam beneficiar do acesso a fundos comunitários, bem como à realização de projetos, entre outras ações que promovam a rentabilidade dos recursos e produtos florestais.
A gestão da nova ZIF está a cargo da SUBERPINUS – Serviços Agro-florestais, Lda.,com sede em Currais, Caixa Postal 282 Z,8800-019 Cachopo. Pode ser consultada a decisão do ICNF no portal do Instituto.