A Câmara de Silves formalizou a sua candidatura a “Cidade do Vinho 2016”, uma iniciativa tida como “da maior importância”, pelo executivo liderado por Rosa Palma, “pois consolida uma posição já vincada pelo Município no que toca à promoção dos vinhos”.
A candidatura da Câmara algarvia foi apresentada no 2.º Salão Nacional de Vinhos, inserido no 35.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
A aposta do concelho no vinho já estava a ser consolidada desde a criação da marca “Vinhos de Silves” e através da identificação dos produtores de vinho do concelho (“Silves tem o maior número de produtores vitivinícolas do Algarve”, acrescenta a autarquia).
Além disso a edilidade refere que tem feito “todo um trabalho subsequente de promoção do produto e de associação deste ao património imaterial das diversas freguesias”.
No 35º Festival Nacional de Gastronomia a Câmara deu particular destaque ao vinho de Silves João Clara, galardoado com uma medalha de prata na 14.ª edição do Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco”.
Na mostra das potencialidades do concelho nesta área, realizada em Santarém, marcaram também presença as marcas Quinta do Barranco Longo, Quinta dos Vales, João Clara, Quinta do Francês, Quinta do Barradas, Regionalarte, Talurdinha, Quinta da Vinha – Cabrita e Quinta Rosa – JAAP.