A Câmara de Silves, através do sector da Acção Social, disponibiliza mais aparelhos do serviço de apoio ao combate da solidão e isolamento dos idosos, o serviço “Helpphone Assistência 24h”.
O serviço Helpphone, ou assistência 24 horas, dispõe de valências de apoio à pessoa idosa, possibilitando o contacto com técnicos especializados, de acordo com as necessidades de cada utente, ajudando a preservar a sua autonomia garantindo alguma segurança e tranquilidade.
O aparelho do “Helpphone Assistência 24h” dispõe de um botão que permite com facilidade accionar os serviços de apoio, transmitindo a chamada à unidade base, na qual o utente é reconhecido imediatamente pelo operador, uma vez que dispara no monitor central toda a informação referente à pessoa que dispõe do aparelho. O operador atende a chamada e estabelece comunicação por voz com o utente, tomado conta das suas necessidades e actuando em conformidade.
A autarquia já trabalhava com este projecto, mas nesta nova fase, fará um investimento de 7.136 euros, sem IVA, para continuar a ajudar a população idosa, que necessita deste tipo de apoio. “Este é mais um investimento que a autarquia faz, para que a qualidade de vida dos nossos seniores seja cada vez melhor”, explica a presidente da Câmara, Rosa Palma.
“Queremos estar presentes de diversas formas: através do desporto, da cultura, com os Polos de Educação e, também, ajudando aqueles que têm maiores problemas de isolamento, colaborando para que a sua segurança seja reforçada”, salienta a autarca.
Para adquirir o aparelho Helpphone a pessoa idosa necessita de, ter idade igual ou superior a 65 anos e viver em situação de isolamento.
Para efectuar o pedido deste equipamento, basta o idoso contactar o sector de acção social da Câmara de Silves.