Na próxima sexta-feira, 13 de Maio, Quarteira assinala 17 anos desde que foi elevada ao estatuto de cidade. Numa organização conjunta da Câmara de Loulé e da Junta de Freguesia, decorrerá um programa comemorativo com iniciativas de carácter cultural, social, educativo e algumas inaugurações.
As celebrações arrancam na véspera, com uma sessão da Assembleia de Freguesia comemorativa do Dia da Cidade, enquadrada no Centenário da Freguesia, a partir das 21 horas, no auditório do Centro Autárquico. Neste momento, serão entregues os Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar aos Alunos do 9º e 12º anos da Freguesia.
Os 18 ex-presidentes da Junta (por nomeação e por eleição) serão distinguidos com o Prémio de Cidadãos de Mérito da Freguesia de Quarteira.
Já no dia 13, pelas 9.30 horas, tem lugar o hastear da Bandeira, numa cerimónia que conta com a presença dos Bombeiros Municipais de Loulé, no Largo do Centro Autárquico.
Às 10 horas, é inaugurada a exposição de rua “Canteiros com flores de papel”, com trabalhos elaborados pelas utentes do “Cantinho da Amizade”.
Segue-se, meia-hora mais tarde, a inauguração da Algarve Nature Week, no Passeio das Dunas, um evento que nasce de uma organização da Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Câmara de Loulé, com o objectivo de promover o que de melhor a região tem para oferecer ao nível do turismo de natureza.
Os executivos da Câmara e da Junta de Freguesia farão quatro inaugurações neste Dia de Quarteira, o monumento escultórico na Rotunda do Polvo, na Avenida Carlos Mota Pinto, será o primeiro a ser inaugurado, às 11.30 horas, seguindo-se a atribuição do topónimo à Avenida Fonte Santa, pelas 12 horas e dois equipamentos inseridos no projeto de Requalificação Urbanística no Jardim S. Pedro do Mar, nomeadamente o Parque de Merendas e o Parque “Fitness ao Ar Livre” às 15 horas.
Na Avenida Infante Sagres, em frente à Praça do Mar, decorre durante a tarde um atelier de actividades desenvolvidas pela Academia do Saber, nos módulos de Bordados, Renda de Bilros, Manualidades e Pintura, Português para Estrangeiros, Saúde e Bem-Estar e Costura.
A partir das 17 horas, tem lugar uma aula de Yoga do Riso. Uma hora depois, no auditório do Centro Autárquico, serão apresentados os trabalhos “Memórias de Quarteira, testemunhos”, dos módulos de Introdução à Informática e História Local, da Academia do Saber.
As comemorações encerram com um concerto com o cantor quarteirense de ascendência cabo-verdiana, Dino D’Santiago, a partir das 22 horas, na Praça do Mar. A entrada é livre.