- “Em síntese, o conjunto dos testemunhos de especialistas sobre a Serra Algarvia deixa-nos um quadro segundo o qual, num tempo passado – até bastante tarde -, esta serra teria sido um recanto ecológico equilibrado, com múltiplas espécies silvestres vegetais e animais, e uma intervenção humana pouco agressiva, baseada na agricultura itinerante, nalgum pastoreio, na caça e aproveitamento dos recursos selvagens. No nosso século ter-se –iam dado as grandes arroteias, nomeadamente as promovidas pela campanha do trigo, provocando uma ruptura ecológica, seguida de desertificação e abandono”.
– In Os montes do Nordeste Algarvio – Cristiana Bastos –1993, Edições Cosmos
Em colaboração com o jornal POSTAL do ALGARVE, Filipe da Palma publica semanalmente imagens de e sobre o Algarve que, juntamente com pequenas frases e ou parágrafos, espoletem a reflexão acerca do território, acerca da Região.
Ser existente e fotógrafo «… tirar fotografias serve um propósito elevado: revelar uma verdade escondida, conservar um passado que desaparece. Mais ainda, a verdade escondida é frequentemente identificada com o passado que desaparece.»
- Susan Sontag in Ensaios sobre fotografia