A minissérie “bom partido” estreou no passado dia 26 de fevereiro, na plataforma Youtube, em que, através do seu próprio canal, o humorista, Guilherme Geirinhas, convida os candidatos às legislativas a embarcarem numa conversa. Cada episódio, cada líder parlamentar em que o assunto proibido é política.
Já lá vai o tempo em que os comícios, os debates políticos e as rubricas nos jornais eram os grandes momentos em que os líderes parlamentares poderiam comunicar com o seu eleitorado, expressando, de forma carismática, as suas propostas. Também já lá vai o tempo em que a agenda dos políticos se cingia, meramente, a discursos para defender o seu programa eleitoral e a um media training de como responder, agilmente, à jornalista Nelma Serpa Pinto.
Nesta corrida às eleições legislativas, o carisma dos candidatos foi avaliado de forma diferente e mais “complexa”. Em primeiro lugar, e como já estamos habituados, a capacidade de defender os seus ideais, em segundo, a rapidez com que o candidato lacrimeja nos programas de daytime e, por último, o quão, um candidato ao governo poderá ser porreiro para se ir tomar um café.
Tendo sido este, o último tópico, que o humorista, Guilherme Geirinhas, tentou averiguar na minissérie apelidada de “bom partido”, convidando os líderes com assento parlamentar para uma conversa. Sim, uma conversa que não apela ao lado erudito de Rui Tavares, à gesticulação de Mariana Mortágua, nem à neutralidade clubística de Luís Montenegro. Mas sim a uma conversa entre amigos, em que o foco passa a ser como Pedro Nuno Santos aproveitou os seus tempos nos Países Baixos, sobre as lentes de contacto de Rui Rocha ou onde é que a Inês Sousa Real costuma dançar.
Apesar de dois líderes partidários terem recusado o convite, para participarem na minissérie, destacam-se vários momentos destas conversas que deram oportunidade, ao eleitorado, de conhecer os candidatos num registo diferente do habitual, o que ajudou a desconstruir preconceitos e a refrescarem as suas imagens.
Assista aqui a todos os episódios da minissérie “bom partido”, lançado no canal de Youtube de Guilherme Geirinhas. Entre outros projetos, o humorista integra também, no seu canal, uma série de vídeos apelidada por “Coisas Chatas com Humor”, em que se dedica a explicar alguns conceitos e temas da atualidade, entre os quais conceitos políticos.
Leia também: Esta ilha do Algarve é considerada as “Maldivas portuguesas”