A Praia dos Pescadores, em Albufeira, vai ser palco da campanha de sensibilização e prevenção “Lugares Seguros ao Sol”, no próximo sábado, dia 13, entre as 8 e as 12 horas.
A iniciativa, que tem como grande objectivo a promoção da saúde e a prevenção do cancro, é composta por uma breve formação acessível a toda a família, liderada por uma equipa de voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que irão ainda oferecer um chapéu-de-sol com protecção raios UV, protector solar e jogos para as crianças, para que de forma lúdica e didáctica aprendam desde cedo hábitos saudáveis ao sol. As famílias que revelarem alguma preocupação serão ainda convidadas a participar na campanha de rastreio à pele que decorre em simultâneo.
“Esta acção vem ajudar-nos a alcançar uma população importante – os banhistas – promovendo o auto-exame e permitindo o reencaminhamento de casos para o dermatologista, se necessário. Noutras acções semelhantes verificámos uma média de 10% de casos reencaminhados. Pretendemos chegar a pessoas com e antecedentes pessoais e/ou familiares, fototipo baixo (pele, olhos claros) e que realizam exposições intensas ao Sol”, explica a organização.
O rastreio à pele é efectuado por médicos dermatologistas voluntários da LPCC e garante toda a privacidade do paciente, sendo realizado numa zona exclusiva, permitindo um diagnóstico precoce. Caso se verifique a necessidade, será efetuado o encaminhamento para as Unidades de Saúde.
De salientar que em Portugal são diagnosticados por ano dez mil novos casos de cancro de pele. O melanoma é um cancro que surge espontaneamente ou sobre um sinal que se modifica. Qualquer modificação do aspecto de um sinal pode ser um alerta para um tumor maligno. O risco de tumor cancerígeno aumenta se houver antecedentes pessoais e/ou familiares, em pessoas com fototipo baixo (pele, olhos claros, que se queimam facilmente ao sol), que têm vários sinais de formas e tamanhos muito variados, que realizam exposições intensas e de curta duração aos raios de Sol.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em conjunto com o Lidl Portugal.