No âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante a autarquia portimonense promove uma Semana Intercultural entre os dias 27 de Maio e 4 de Junho
A Semana Intercultural de Portimão conta com um programa diversificado de actividades desde música, dança, gastronomia, artesanato, entre outras, envolvendo a participação activa de diferentes públicos, diversas associações locais de imigrantes, recreativas e desportivas e restaurantes e comércio local.
Pela primeira vez, será comemorado a 29 de Maio o Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural. Nesse dia, a partir das 14.30 horas haverá “Festa no Parque!” num convite dirigido a toda a população local e migrante para celebrar a diversidade, através de um piquenique e um espectáculo intercultural que contará com a participação da Associação de Comerciantes e Industriais Luso Chinesa ( Dança do Dragão); Associação Cabo Verdiana: Pé na Tchon; Associação “Capela” ( As Estrelinhas); Rancho Folclórico da Figueira e a Associação Distrital de Capoeira ( Mestre Betão e Professor Chicote).
A Semana tem início no dia 27 de Maio com a “Festa da Boa Vizinhança” num almoço convívio intercultural a realizar no Centro Comunitário do Bairro da Cruz da Parteira,
No sábado de manhã, a partir das 10 horas, é a vez de os “Trajes do Mundo” desfilarem entre o Mercado Municipal e a Rua do Comércio.
A diversidade cultural marcará também o programa das Comemorações do Dia da Criança, 1 de Junho, com a realização de jogos tradicionais interculturais para crianças de todas as nacionalidades, na zona ribeirinha de Portimão, entre as 17 e as 20 horas.
Através de jogos tradicionais como o pião, os berlindes, a malha, a corda em linha, o saltar à corda, as caricas, a macaca, os jogos do burro e das cinco pedrinhas, mikado, bantum, entre outros, as crianças terão contacto com a história e a cultura de outros países.
Durante a manhã, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes os alunos do 1º ciclo serão convidados a embarcar na leitura de “Novos Contos de Viagens” com “ As Cores de Mateus”, a história de um menino de cor, adoptado e a dificuldade em ser aceite pelos seus colegas da escola, um conto que procura sensibilizar as crianças para a problemática das descriminação.
Descobrir outras culturas através da arte de dançar
Durante a Semana Intercultural existe ainda a oportunidade para descobrir outras culturas através da dança com a realização de diferentes workshops de danças latinas, orientais, eslavas, cabo-verdianas, yoga e danças de rancho no Pavilhão Gimnosdesportivo de Portimão, todos os dias ao final da tarde. A participação é gratuita, sendo que todos os interessados deverão efectuar a sua inscrição através do email divisã[email protected].
Desde do início de Maio que a interculturalidade marca a decoração de uma das montras do Balcão Único municipal anunciando desde logo o espírito da Semana Intercultural de Portimão, através de bandeiras de algumas das nacionalidade existentes em Portimão decoradas por crianças do Bairro Camarário da Cruz da Parteira , bem como trajes e peças de artesanato gentilmente cedidas pela Associação” Capela” e migrantes de Portimão.
A Semana Intercultural de Portimão surge no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante que desde de Abril de 2015 o município tem vindo a implementar.
(Com Ricardo Claro)