Os Correios de Portugal e França realizam, no próximo dia 21 de Outubro, uma emissão conjunta de selos que celebra dois símbolos do pensamento urbanístico do século das luzes: o Arco da Rua Augusta, em França, e a Rue Royale, em Paris. As duas ruas conduzem os visitantes a praças notáveis nas capitais portuguesa e francesa, a Praça do Comércio e a Place de la Madeleine, respetivamente.
Após o terramoto de 1755, a Rua Augusta foi a jóia do plano de reconstrução imaginado pelo Marquês de Pombal. A construção do arco iniciou-se em 1815, com a colocação das colunatas, e foi concluído em 1873. Quanto à Rue Royale, foi concebida pelo arquiteto do rei Luís XV, Ange-Jacques Gabriel, que também desenhou a Place de la Concorde, construída entre 1758 e 1785. Ambas são testemunhos da magnificência de uma época e do desejo de embelezar as cidades que influenciaram as ideias racionalistas.
Segundo revelam os CTT em nota de imprensa, o selo português tem o valor facial de 0,47€ e uma tiragem de 145 mil exemplares e o selo francês o valor facial de 0,75€ e também uma tiragem de 145 mil exemplares.
Os selos têm um formato de 31,77 x 52 mm. Os dois selos desta emissão foram desenhados por Yves Beaujard.
As obliterações de primeiro dia terão lugar nas lojas CTT dos Restauradores em Lisboa, Munícipio no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.