O Instituto da Segurança Social (ISS) emitiu esta quarta-feira um alerta sobre uma nova tentativa de fraude que está a circular por SMS, direcionada a cidadãos com um falso aviso de dívida. Em comunicado oficial publicado no site, o ISS sublinha a importância de os destinatários desconfiarem destas mensagens e evitarem proceder a qualquer pagamento sem confirmação prévia junto dos serviços oficiais.
A mensagem fraudulenta em questão simula um pedido de liquidação urgente, referindo uma suposta dívida à Segurança Social. Segundo o ISS, o conteúdo exato da mensagem é o seguinte: “Tem dívidas à Segurança Social sujeitas a cobrança a partir de 06-10-2024 pague ainda hoje e evite execuçao Ent: 11249 Ref: 550244103 Valor: 524,95 Eur”. Estas mensagens são completamente falsas e foram criadas para tentar enganar os contribuintes, exigindo-lhes pagamentos de valores inexistentes.
De acordo com o instituto, liderado por Octávio Félix de Oliveira, os autores desta fraude usam linguagem alarmante para pressionar as vítimas a efetuar um pagamento imediato, através de referências fictícias. Estes casos, adverte o ISS, configuram uma tentativa de extorsão, onde os burlões se fazem passar por entidades legítimas para obter vantagens financeiras indevidas.
Confirmação de dívidas e contactos oficiais
A Segurança Social sublinha que qualquer situação de dívida real deve ser confirmada diretamente junto dos seus serviços, por telefone, através da Linha Segurança Social, disponível nos números 210 545 400 ou 300 502 502, em dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00.
Para além disso, o ISS recomenda que, em caso de receção de mensagens suspeitas, os cidadãos devem evitar clicar em links ou partilhar dados pessoais. Este tipo de fraudes, alerta o instituto, tende a intensificar-se em períodos de maior instabilidade económica, com mensagens criadas para explorar o receio dos contribuintes e induzir reações precipitadas.
Como proceder em casos suspeitos?
A Segurança Social apela ainda à cautela dos cidadãos, sublinhando a importância de não fornecer informações sensíveis a contactos não confirmados por SMS e reportar qualquer comunicação suspeita aos serviços competentes. Em caso de dúvida, é preferível recorrer aos canais oficiais para esclarecer qualquer questão.
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