O Instituto da Segurança Social emitiu um alerta, na passada quarta-feira, sobre uma nova tentativa de fraude perpetrada através de mensagens SMS. Com o remetente identificado como ‘Infofisco’, estas mensagens fraudulentas têm como objetivo enganar os destinatários e induzi-los a fazer pagamentos indevidos, alegadamente para evitar a execução fiscal de bens.
Um exemplo da mensagem em questão, divulgado pela Segurança Social, diz o seguinte: “Caro contribuinte, tem até dia 14/08/2024 para evitar execução fiscal de bens por dívida fiscal vencida. Pague já por multibanco: entidade 11249; referência 544220081; valor com juros 462,94€.” A entidade alerta que estas mensagens “não são provenientes da Segurança Social” e devem ser ignoradas.
Este tipo de fraude visa obter, de forma ilícita, valores monetários das vítimas que, ao acreditarem na veracidade da mensagem, podem acabar por efetuar um pagamento para uma entidade que não corresponde a qualquer serviço oficial.
O Instituto da Segurança Social recomenda que, caso algum contribuinte receba uma comunicação deste género e tenha dúvidas sobre a sua autenticidade, deve confirmar a veracidade junto dos serviços da Segurança Social através do número de contacto 300 036 036. Adicionalmente, a instituição sublinha que qualquer notificação oficial referente a dívidas ou questões fiscais será sempre comunicada por vias seguras e identificáveis, e nunca por mensagens SMS que suscitem suspeitas.
Este tipo de alertas é essencial num momento em que as tentativas de fraude têm vindo a aumentar, recorrendo a métodos cada vez mais sofisticados para enganar os cidadãos. Assim, a Segurança Social apela à vigilância e ao cuidado redobrado na receção de mensagens inesperadas que solicitem pagamentos ou informações pessoais.
Leia também: Aprenda como levantar dinheiro num Multibanco sem cartão