A segunda edição da Farnáutica – Mostra do Mar e da Náutica vai ocupar o Jardim Manuel Bívar em Faro, entre os dias 6 e 8 de Maio, e promete animar a baixa farense com a vinda à cidade do do vaivém do Oceanário de Lisboa.
O vaivém do Oceanário de Lisboa é o projecto de responsabilidade social mais ambicioso do Oceanário, que pretende através de um programa sustentado de educação ambiental alertar todos os públicos e todas as idades para a importância de alterar os comportamentos para com o meio ambiente e de proteger o património natural.
Com o Vaivém Oceanário e através de uma série de ações de acesso livre e gratuito, o objectivo é o de consciencializar os mais novos para a necessidade urgente de mudarmos as nossas atitudes, com vista à conservação e sustentabilidade dos recursos.
A AmbiFaro, responsável pela organização da Farnáutica, visa com o certame “promover o turismo e as actividades relacionadas com o mundo da náutica e com o sector do mar”. A ideia, refere a empresa municipal, “é reforçar a vocação e a ligação de Faro com o mar, em coerência com a história, a cultura e a identidade do concelho”.
Após a edição anterior e que serviu para lançar os alicerçes e analisar o potencial desta mostra, a edição de 2016 vai procurar assumir-se como “um evento que se quer de referência a nível regional, indo ao encontro, de resto, com a aposta do município em criar maiores níveis de atractividade e notoriedade, tirando partido da condição ribeirinha da cidade”, refere a AmbiFaro.
A mostra visa promover e divulgar a náutica de recreio, procurando reavivar e valorizar este mercado no nosso concelho. Assim, o público poderá recolher informações, conhecer as novas tendências do mercado da náutica de recreio e ter acesso a boas oportunidades de negócio, sublinha a empresa municipal liderada por Bruno Lage.