O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, esteve esta quinta-feira em Vila do Bispo para descerrar a placa da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila do Bispo e Sagres.
A obra, realizada pela pelas Águas do Algarve, significou um investimento que rondou os 2,3 milhões de euros e vai servir mais de 14 mil habitantes em época alta. “A conclusão desta infra-estrutura vem colocar um ponto final num longo processo que envolveu a sua construção e a dificuldade na aquisição do terreno”, explica a câmara vila-bispense. Para ultrapassar este último obstáculo “a obra acabou por ser executada num terreno da câmara local sito em Estreitura (Ponte da Granja) freguesia de Vila do Bispo e Raposeira”, acrescenta.
A nova ETAR irá tratar as águas residuais de uma parte do concelho de Vila do Bispo, nomeadamente as que actualmente afluem às ETARs de Vila do Bispo, Raposeira e Hortas de Tabual e ainda os afluentes à Estação Elevatória do Emissário Submarino do Martinhal (Sagres). Com a entrada em funcionamento desta infra-estrutura serão desactivadas estas instalações de tratamento, as quais possuem um grau de tratamento deficiente, e como tal, incrementando uma melhoria substancial no meio onde actualmente se efectuam as suas descargas.
Para o presidente da autarquia, Adelino Soares, “a nova ETAR significa o culminar de várias diligências realizadas pela Câmara Municipal para que esta obra se concretizasse e que agora irá permitir uma melhoria substancial da qualidade de vida ambiental no concelho, dado que é uma resposta adequada às necessidades do município”.
Adelino Soares aproveitou a presença do secretário de Estado do Ambiente no concelho para lançar o desafio ao governo central para construir uma nova ETAR em Burgau.
Para as Águas do Algarve “esta obra significa uma melhoria dos níveis de tratamento das águas residuais e consequentemente da qualidade do efluente a ser devolvido aos cursos naturais e que irá dispor ainda de uma linha dedicada e adequada ao tratamento de efluentes provenientes de limpa-fossas”.
O equipamento deve entrar em funcionamento no próximo mês de Junho.