O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, desloca-se amanhã, sexta-feira, pelas 17 horas, ao concelho de Vila do Bispo para inaugurar os armazéns de apoio à pesca artesanal de Burgau.
O novo espaço é constituído por dois pisos, onde o piso zero dispõe de quatro armazéns destinados a embarcações de pesca costeira e o piso um dispõe de seis armazéns destinados a embarcações de pesca local.
Esta intervenção surge na sequência do protocolo celebrado entre a Câmara de Vila do Bispo e a Docapesca Portos e Lotas, S.A.
A construção deste equipamento representou um investimento conjunto do PROMAR e da câmara local no valor total de 227 mil e 484 euros. Deste montante, 144 mil e 234 euros são financiados no âmbito Medida Desenvolvimento Sustentável da Zonas de Pesca do PROMAR e os restantes 83 mil e 250 euros são suportados pela autarquia.
Este edifício vem dar resposta às necessidades dos pescadores locais e tem como objectivo assegurar a qualidade e segurança dos serviços prestados no sector piscatório. De salientar que este equipamento foi reconstruído no mesmo espaço da antiga lota daquela localidade.
Para o autarca, Adelino Soares, “esta medida representa a concretização de um sonho dos pescadores locais e que irá, certamente, melhorar as suas condições de trabalho e simultaneamente dignificar a profissão destes profissionais”.