Os primeiros telemóveis, muitas vezes apelidados de “tijolos” devido ao seu tamanho e peso, foram substituídos por smartphones mais leves e com funcionalidades muito mais avançadas. No entanto, esses antigos terminais podem hoje render bastante dinheiro.
Atualmente, esses telemóveis são considerados verdadeiras raridades por colecionadores e entusiastas de tecnologia. Alguns modelos antigos podem atingir valores surpreendentes, chegando até aos 35 mil euros, segundo o site LoveAntiques.
Os telemóveis mais valiosos são, sobretudo, aqueles que marcaram o início de uma nova era no design ou na tecnologia, tornando-se ícones das suas respetivas épocas. Se possuir um destes dispositivos e estiver em boas condições, pode ter um artigo mais valioso do que muitos dos gadgets modernos de hoje em dia, apesar de não contar com as funcionalidades que se tornaram essenciais.
Aqui fica uma lista dos nove telemóveis antigos mais caros (fotografias Forever Young):
- Apple iPhone 1 (protótipo de pré-produção): mais de 35.000 euros
- Motorola 8000x: 4.000 euros
- Nokia 7700: 2.500 euros
- Mobira Senator: 2.500 euros
- Nokia Safira 8800: 3.471 euros
- Orbitel Citifone: 1.200 euros
- Ericsson R290: 2.000 euros
- Motorola StarTac Rainbow: 470 euros
- Nokia 3310: 1.500 euros
Onde pode vender os seus telemóveis antigos?
Existem várias opções para vender telemóveis usados, além das plataformas conhecidas como OLX, Custo Justo e Facebook. Outras opções incluem o Ebay, Amazon e ainda de acordo com o Ekonomista:
- Glyde: Ajuda a determinar o valor do seu telemóvel usado e oferece um kit para envio do mesmo.
- Apple: Oferece a opção de reciclar produtos, como iPhones, e converter o valor em cheque-presente ou utilizá-lo numa nova compra.
- Fnac: Permite registar-se facilmente e vender o seu telemóvel usado através do upload de uma imagem e descrição do produto.
- Worten: Tem um programa de retoma com valores competitivos para artigos usados, como telemóveis.
- Cash Converters: Especializada em venda de artigos em segunda mão, pode ser uma opção rentável para vender telemóveis usados.
Se tem um destes modelos guardado em casa, pode estar a segurar uma pequena fortuna.
Leia também: Alerta europeu para o consumo deste camarão: “A ordem é para que ninguém os consuma”