Esta semana, o calor será intenso em quase todo o território nacional, com temperaturas que poderão ultrapassar os 40 ºC em algumas áreas. Embora não se esperem grandes episódios de instabilidade atmosférica, há risco de trovoadas vespertinas em várias regiões de Portugal, explica Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal.
Segundo a mesma fonte, esta semana “será caracterizada maioritariamente pela influência da crista subtropical nas condições meteorológicas, com as temperaturas elevadas a ganharem destaque acrescido a partir de quarta-feira (7).”
“Nem todo o calor será procedente do Norte de África: Portugal continental – e em específico as regiões do interior do nosso país – possuem a capacidade de gerar o seu próprio calor (o chamado “forno ibérico”) devido ao forte aquecimento continental e à ausência de nuvens. Prevê-se que as temperaturas sejam superiores à média, mas sem atingir o limiar de onda de calor”, explica ainda Alfredo Graça.
Nestas zonas as temperaturas vão atingir e ultrapassar os 40 ºC
Dado o panorama, refere Alfredo Graça, é bastante provável que o IPMA continue a emitir avisos de tempo quente nos próximos dias.
Durante grande parte da semana, as temperaturas deverão rondar ou ultrapassar os 35 ºC em amplas áreas do interior Centro-Sul, incluindo Beira Baixa, Oeste, Vale do Tejo, Alentejo (particularmente no Vale do Guadiana) e Algarve (sobretudo no Sotavento). Também se esperam temperaturas elevadas mais ao norte, nos vales do Douro, Sabor e Côa. Com o avanço dos dias, as zonas de calor intenso irão expandir-se.
Até quarta-feira (7), o termómetro poderá alcançar os 35 ºC, podendo ultrapassar este valor em algumas áreas dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. A partir de quinta-feira (8), o calor intensificará e alastrará, com temperaturas a superar os 40 ºC em Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Baixa e Alentejo.
A sexta-feira, 9 de agosto, deverá ser o dia mais quente da semana (excluindo o fim de semana), com temperaturas entre 39 e 41 ºC, ou mais, em locais dos vales do interior Norte e Centro (Douro, Sabor e Côa), bem como no interior Centro e Sul, especialmente nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Durante alguns períodos noturnos da próxima semana, poderão ocorrer noites tropicais (temperaturas mínimas iguais ou superiores a 20 ºC durante toda a noite), não só no interior Norte (Alto Tâmega e Douro, Nordeste Transmontano), mas também na Beira Baixa, Viseu Dão-Lafões, algumas áreas do Alentejo e no Algarve, sendo mais prováveis na segunda metade da semana.
Leia também: Esta cidade do Algarve é a mais procurada de Portugal para ingleses e holandeses em agosto